Sumários
Nova Dança Europeia: vanguardas francesas e belgas
27 Novembro 2020, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução à Nouvelle Danse Francesa e Belga: enquadramento histórico; características principais (descomprometimento ideológico, transdisciplinaridade, investigação sobre o movimento, novos vocabulários). O trabalho de Anne Teresa de Keersmaeker (ATK). Visionamento e análise de excertos de Fase (1982), Rosas Danst Rosas (1983) e The Song (2009) de ATK.
O teatro-dança de Pina Bausch
26 Novembro 2020, 11:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução ao Tanztheater de Pina Bausch: influências expressionistas; enquadramento histórico; Wuppertall Opera Ballet; recorrências estilísticas (temas, formas coreográficas, corporalidade); colaborações artísticas (importância do cenário e figurinos). Visualização e análise de excertos da Sagração da Primavera (1975), Café Muller (1978) e Vollmond (2006), de Pina Bausch.
Influências interculturais: o Butô
20 Novembro 2020, 11:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Origens e princípios fundamentais da arte do Butô no Japão: contexto histórico; procura de uma identidade ancestral (influência do teatro Nô); influências estéticas da dança expressionista alemã (em particular de Mary Wigman) e da performance art; motivações simbólicas (busca pela memória "universal"); características estéticas (materialidade dos corpos, diversidade de abordagens, natureza obscura/grotesca); fundadores e protagonistas principais. Visionamento e análise de vídeos: parte 1 de Dance of Darkness: a documentary on Butoh (Edin Velez); excerto de The masseur (Tatsumi Hijikata, 1963); excerto de Butoh at Hiyoshi Taisha Shrine, Japan (Imre Thormann); excerto de Battersea (Jankai Suku).
Influências interculturais: o Butô
20 Novembro 2020, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Origens e princípios fundamentais da arte do Butô no Japão: contexto histórico; procura de uma identidade ancestral (influência do teatro Nô); influências estéticas da dança expressionista alemã (em particular de Mary Wigman) e da performance art; motivações simbólicas (busca pela memória "universal"); características estéticas (materialidade dos corpos, diversidade de abordagens, natureza obscura/grotesca); fundadores e protagonistas principais. Visionamento e análise de vídeos: parte 1 de Dance of Darkness: a documentary on Butoh (Edin Velez); excerto de The masseur (Tatsumi Hijikata, 1963); excerto de Butoh at Hiyoshi Taisha Shrine, Japan (Imre Thormann); excerto de Battersea (Jankai Suku).
Protagonistas da dança pós-moderna: Steve Paxton (cont.)
19 Novembro 2020, 11:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução ao método Contact Improvisation de Steve Paxton: ausência de um corpo-demonstrativo; forças de contágio afectivo; repercussões éticas; influência estética na dança contemporânea. Visualização e análise dos vídeos: Contact Improvisation (Steve Paxton, 1972) e Solo dance performance at CI25 (Steve Paxton, 1997).