Sumários
Dança Moderna: a teoria de notação de Rudolf Laban e a Dança Expressionista Alemã
9 Outubro 2020, 11:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução à teoria de notação de Rudolf Laban: fundamentos teóricos, elementos constitutivos do movimento, influências práticas (importância na criação das várias formas de dança moderna). Visualização de vídeo - 8 Laban Elements, por Lisa Billingham. A dança Expressionista Alemã: o trabalho precursor de Mary Wigman - visualização de excerto de Hexentanz (1926).
Dança Moderna: a teoria de notação de Rudolf Laban e a Dança Expressionista Alemã
9 Outubro 2020, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução à teoria de notação de Rudolf Laban: fundamentos teóricos, elementos constitutivos do movimento, influências práticas (importância na criação das várias formas de dança moderna). Visualização de vídeo - 8 Laban Elements, por Lisa Billingham. A dança Expressionista Alemã: o trabalho precursor de Mary Wigman - visualização de excerto de Hexentanz (1926).
Dança Moderna: As pioneiras Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St. Denis
8 Outubro 2020, 11:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A prática pioneira de Isadora Duncan: transição do enfoque na técnica/virtuosismo para a expressão/expressividade. Visionamento de vídeos: Who was Isadora Duncan?. Contexto cultural e pensamento crítico do início do século XX. Precursores teóricos da dança moderna: François Delsarte e Émile Jaques Dalcroze. Introdução às práticas de Loie Fuller e Ruth St. Denis.
As primeiras alternativas ao ballet clássico: Ballets Russes
2 Outubro 2020, 11:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
O papel predominante do ballet na história da dança e o surgimento dos primeiros focos de libertação da sua forma clássica: enquadramento histórico e principais transformações estéticas levadas a cabo pelos Ballets Russes. Análise de L’Après midi d’un Faune (1912) e Sagração da Primavera (1913), de Nijinsky.
As primeiras alternativas ao ballet clássico: Ballets Russes
2 Outubro 2020, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
O papel predominante do ballet na história da dança e o surgimento dos primeiros focos de libertação da sua forma clássica: enquadramento histórico e principais transformações estéticas levadas a cabo pelos Ballets Russes. Análise de L’Après midi d’un Faune (1912) e Sagração da Primavera (1913), de Nijinsky.