Sumários

Dança Moderna: a teoria de notação de Rudolf Laban e a Dança Expressionista Alemã

9 Outubro 2020, 11:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução à teoria de notação de Rudolf Laban: fundamentos teóricos, elementos constitutivos do movimento, influências práticas (importância na criação das várias formas de dança moderna). Visualização de vídeo -  8 Laban Elements, por Lisa Billingham. A dança Expressionista Alemã: o trabalho precursor de Mary Wigman - visualização de excerto de  Hexentanz (1926).


Dança Moderna: a teoria de notação de Rudolf Laban e a Dança Expressionista Alemã

9 Outubro 2020, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução à teoria de notação de Rudolf Laban: fundamentos teóricos, elementos constitutivos do movimento, influências práticas (importância na criação das várias formas de dança moderna). Visualização de vídeo - 8 Laban Elements, por Lisa Billingham. A dança Expressionista Alemã: o trabalho precursor de Mary Wigman - visualização de excerto de Hexentanz (1926).


Dança Moderna: As pioneiras Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St. Denis

8 Outubro 2020, 11:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A prática pioneira de Isadora Duncan: transição do enfoque na técnica/virtuosismo para a expressão/expressividade. Visionamento de vídeos:  Who was  Isadora Duncan?. Contexto cultural e pensamento crítico do início do século XX. Precursores teóricos da dança moderna: François Delsarte e Émile Jaques Dalcroze. Introdução às práticas de Loie Fuller e Ruth St. Denis.


As primeiras alternativas ao ballet clássico: Ballets Russes

2 Outubro 2020, 11:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

O papel predominante do ballet na história da dança e o surgimento dos primeiros focos de libertação da sua forma clássica: enquadramento histórico e principais transformações estéticas levadas a cabo pelos Ballets Russes. Análise de L’Après midi d’un Faune (1912) e Sagração da Primavera (1913), de Nijinsky.


As primeiras alternativas ao ballet clássico: Ballets Russes

2 Outubro 2020, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

O papel predominante do ballet na história da dança e o surgimento dos primeiros focos de libertação da sua forma clássica: enquadramento histórico e principais transformações estéticas levadas a cabo pelos Ballets Russes. Análise de L’Après midi d’un Faune (1912) e Sagração da Primavera (1913), de Nijinsky.