Sumários

Protagonistas da dança pós-moderna: Simone Forti

5 Novembro 2020, 11:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Balanço da matéria dada: a evolução da dança em função da forma como se encarava e trabalhava o corpo performático (do ballet clássico à dança pós-moderna). Esclarecimento de dúvidas sobre o 1º teste. Introdução ao trabalho de Simone Forti: ligação à performance; influência da sua prática no Judson Dance Theatre; o enfoque no processo criativo por oposição a uma dança de resultados. Visualização de vídeos:  Dance Constructions (1961) e  Huddle (1961, Performance on the High Line).


Protagonistas da dança pós-moderna: Yvonne Rainer

30 Outubro 2020, 11:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução ao trabalho e pensamento de Yvonne Rainer: o "Manifesto do Não", transdisciplinaridade, relação com o minimalismo. Visualização de excerto do documentário Rainer Variations, de Charles Atlas (2002) e de Trio A (The mind is a muscle, part I), de Yvonne Rainer (1966). Análise e discussão.


Protagonistas da dança pós-moderna: Yvonne Rainer

30 Outubro 2020, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução ao trabalho e pensamento de Yvonne Rainer: o "Manifesto do Não", transdisciplinaridade, relação com o minimalismo. Visualização de excerto do documentário Rainer Variations, de Charles Atlas (2002) e de Trio A (The mind is a muscle, part I), de Yvonne Rainer (1966). Análise e discussão.


A dança pós-moderna: Judson Dance Theater

29 Outubro 2020, 11:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Continuação da análise ao trabalho de Anna Halprin: ampliação do alcance da dança para além da esfera artística; dimensão terapêutica; Planetary dance; acção política. Visualização de vídeo sobre o Planetary Dance. Origens do Judson Dance Theatre - precursor da dança pós-moderna, as suas motivações, influências e efeitos transformadores na história da dança contemporânea: crítica ao formalismo da dança moderna; abertura a novas linguagens e métodos de composição artística (anything goes); questionamento ontológico da dança; desinstitucionalização do campo da dança; maior relação de cumplicidade com o público; aproximação às manifestações corporais quotidianas; enfoque no corpo performativo (corpo-em-relação) em detrimento do desenho coreográfico; fusão com os princípios da  Performance Art (indistinção entre a esfera artística e a não-artística); democratização dos corpos e do espaço (segundo Sally Banes); busca pelo concreto (o "real"); dimensão política (diálogo com a pólis). 



Focos de transição estética: Merce Cunningham (cont.) e Anna Halprin

23 Outubro 2020, 11:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

As grandes rupturas estéticas levadas a cabo por Merce Cunningham segundo Sally Banes (Terpsichore in sneakerspost-modern dance, 1987). Introdução ao trabalho de Anna Halprin a partir dos anos 50 (Dancer's Workshop). Motivações artísticas e características estéticas: ruptura com a relação causa-efeito no trabalho sobre a corporalidade (kinesthetic sense); novo sentido de realismo (task oriented movements); introdução da improvisação como procedimento de investigação coreográfica. Visualização e análise do excerto de documentário sobre Parades and Changes (1963) e da performance Dancing my cancer (1975), de Anna Halprin.