Sumários

Focos de transição estética: Merce Cunningham (cont.) e Anna Halprin

23 Outubro 2020, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

As grandes rupturas estéticas levadas a cabo por Merce Cunningham segundo Sally Banes (Terpsichore in sneakerspost-modern dance, 1987). Introdução ao trabalho de Anna Halprin a partir dos anos 50 (Dancer's Workshop). Motivações artísticas e características estéticas: ruptura com a relação causa-efeito no trabalho sobre a corporalidade (kinesthetic sense); novo sentido de realismo (task oriented movements); introdução da improvisação como procedimento de investigação coreográfica. Visualização e análise do excerto de documentário sobre Parades and Changes (1963) e da performance Dancing my cancer (1975), de Anna Halprin.


Focos de transição estética: Merce Cunningham

22 Outubro 2020, 11:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização de Septet (1953) e Beach Birds (1991), de Merce Cunningham e análise posterior: comparação com a estética dos seus predecessores (especialmente Martha Graham). Introdução ao paradigma Cunninghamiano sobre a dança: autonomia do corpo dançante em relação à(s) técnica(s), enfoque na experiência estética (subjectividade), ruptura com a ligação sincrónica do movimento com a dança, nova percepção do espaço, interdisciplinaridade (ligação à Performance Art), des-hierarquização do papel dos bailarinos, recurso a procedimentos de indeterminação e acaso (parceria com John Cage), características de estilo coreográfico. Conversa sobre o impacto disruptivo de Merce Cunnigham na dança e sua importância para a discussão (contínua) em torno das possibilidades de reconfiguração do género artístico.


Dança Moderna nos E.U.A: Martha Graham

16 Outubro 2020, 11:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A consolidação da Dança Moderna nos Estados Unidos da América: processo de escolarização de Martha Graham. A dança na perspectiva de Martha Graham: historial, influências e principais características da sua prática. Visualização e análise dos vídeos A Tribute to Martha Graham e excerto de Lamentation (Martha Graham, 1930). Balanço da viragem estética trazida pela chamada Dança Moderna, nomeadamente ao nível da forma como se encarava o corpo e a corporalidade na criação e na crítica artística.


Dança Moderna nos E.U.A: Martha Graham

16 Outubro 2020, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A consolidação da Dança Moderna nos Estados Unidos da América: processo de escolarização de Martha Graham. A dança na perspectiva de Martha Graham: historial, influências e principais características da sua prática. Visualização e análise dos vídeos A Tribute to Martha Graham e excerto de Lamentation (Martha Graham, 1930). Balanço da viragem estética trazida pela chamada Dança Moderna, nomeadamente ao nível da forma como se encarava o corpo e a corporalidade na criação e na crítica artística.


Dança Moderna: Dança Expressionista Alemã (cont.)

15 Outubro 2020, 11:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização e análise do documentário German Lineage in Modern Dance: exemplos da prática de Mary Wigman, Dore Hoyer e Hanya Holm. A relação entre a forma coreográfica e o conteúdo expressivo.