Sumários

Segundo teste escrito

21 Dezembro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Segundo teste escrito.

Entrega, pelos estudantes, dos seus trabalhos escritos individuais.


Apresentações Orais 3

19 Dezembro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Conclusão da apresentação oral dos trabalhos de investigação individual em curso: exposição de dois estudantes e comentário em grupo.

Esclarecimento de dúvidas sobre as matérias tratadas ao longo do semestre.


Apresentações Orais 2

14 Dezembro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Continuação da apresentação oral dos trabalhos de investigação individual em curso: exposição de quatro estudantes e comentário em grupo.


Apresentações orais 1

12 Dezembro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Início da apresentação oral dos trabalhos de investigação individual em curso: exposição de três estudantes e comentário em grupo.

Ainda o conto “Mil euros por tu vida”, de Elia Barceló, e a proposta de reflexão aí suscitada a propósito da identidade humana construída na dualidade mente/corpo. A alusão a questões centrais do contexto espanhol e europeu do início do século XXI: as desigualdades sociais e económicas, e os desafios colocados pelas novas possibilidades científicas e tecnológicas.


“Mil euros por tu vida”, de Elia Barceló

7 Dezembro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Comentário da conferência assistida na aula anterior: a relação entre os fenómenos culturais da época da Transição e os movimentos cívicos e artísticos da contemporaneidade; a experimentação poética e o questionamento da identidade pessoal e colectiva.

Ainda o romance El corrector, de Ricardo Menéndez Salmón: a indecisão sobre a verdade e a invenção nos discursos públicos e na comunicação social do século XXI, e o lugar da literatura no mundo actual.

Introdução ao estudo do conto “Mil euros por tu vida”, de Elia Barceló (2008): a noção de “ficção científica” e a dimensão filosófica da invenção artística de cenários prospectivos baseados em possibilidades científicas e tecnológicas; a relação do conto com o filme Transfer, de Damir Lukacevic (2010).