Sumários

Arte, política em ¡Ay, Carmela!

12 Outubro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Leitura e comentário de ¡Ay, Carmela!, Elegía de una guerra civil en dos actos y un epílogo: as personagens principais e o retrato das companhias teatrais itinerantes dos anos 1930; a identificação de um local verídico e as referências concretas ao desenrolar da guerra civil espanhola;  a estrutura dramática, a oscilação entre planos temporais e a incorporação do fantástico; o significado do “espectáculo” apresentado por Carmela e Paulino ao público de vencedores e vencidos; o debate sobre as relações entre criação artística e propaganda política, e a questão da intervenção cívica dos artistas.

A importância dos referentes musicais nesta obra; audição e comentário de “El ejército del Ebro”, versão republicana da canção popular "¡Ay, Carmela!".


¡Ay, Carmela!, de José Sanchis Sinisterra

10 Outubro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Conclusão do visionamento e comentário de imagens relativas a acontecimentos e personagens relevantes do período da “Transición”. Ainda a consideração das diversas faces da construção da memória histórica na Espanha contemporânea: as políticas de esquecimento e amnistia ao longo do século XX, e os mais recentes esforços de recuperação da memória; as iniciativas da sociedade civil, a legislação oficial (“Ley 52/2007”), e as representações artísticas.

Breve panorama do teatro espanhol desde os “Siglos de Oro”, e comentário sobre a importância do teatro no desenvolvimento de uma identidade cultural espanhola. O teatro no final do século XX, e a evocação meta-teatral e histórica no drama ¡Ay, Carmela! Elegía de una guerra civil en dos actos y un epílogo, de José Sanchis Sinisterra (1987).


Memória e esquecimento na Espanha do século XX

3 Outubro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Breves considerações metodológicas e bibliográficas; indicação dos documentos disponíveis na página de elearning (em que os estudantes se devem registar), e referência a recursos virtuais relevantes na área dos Estudos Hispânicos.

As principais etapas da história política e social da Espanha do século XX: a Segunda República, a Guerra Civil, o Franquismo e a Transição. Visionamento e comentário de imagens relevantes e de uma cronologia dos principais acontecimentos da Guerra Civil (Graham 2006).

Breve referência aos ensaios disponibilizados de Helen Graham (2006), Paul Preston (2007) e Paloma Aguilar Fernández (1996 e 2008) sobre os olhares contemporâneos sobre a Guerra Civil e a importância dos “lugares” de memória colectiva.


Representação histórica e memória

28 Setembro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Recapitulação das principais questões suscitadas pelo filme La reina de España, de Fernando Trueba, a propósito do contexto político e cultural da Espanha de meados do século XX.

Consideração dos diversos conceitos discutidos no âmbito dos Estudos de Memória: a distinção entre a memória pessoal, a memória comunicativa, a memória colectiva, cultural ou histórica, e o discurso historiográfico; a articulação entre a memória colectiva e a configuração de uma identidade cultural e/ou nacional; a importância dos “lugares” ou “figuras” da memória colectiva. 


O filme La reina de España e a questão da memória histórica

26 Setembro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Conclusão do visionamento e comentário do filme La reina de España, de Fernando Trueba (2016). A revisitação da história da Espanha do século XX nas artes contemporâneas e a escolha de episódios e situações emblemáticas: o caso da construção do monumento do Valle de los Caídos, no filme de Trueba, e as discussões recentes a propósito da “memória histórica”.