Sumários

Soldados de Salamina: o “relato real”

31 Outubro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Continuação do estudo do romance Soldados de Salamina: o “relato real”, a apresentação da biografia de Rafael Sánchez Mazas e o retrato da Espanha sua contemporânea – o ambiente cultural e político das décadas de 1920 e 1930; o percurso paradigmático dos milicianos catalães representados pelos “amigos do bosque”; o triunfo da ordem franquista. Leitura e análise de excertos da Segunda Parte do romance.

Visionamento e comentário de algumas imagens relacionadas com as diversas referências históricas e artísticas que constituem o romance em estudo: a função estruturadora do pasodoble “Suspiros de España”.


Soldados de Salamina: o “segredo essencial”

26 Outubro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Leitura e comentário do romance Soldados de Salamina, de Javier Cercas: a descrição de um processo pessoal de investigação, com vista ao desvelamento de um “segredo essencial” de dimensão colectiva; a descoberta e a interpretação do passado como modo de acesso a uma visão mais justa das identidades dos indivíduos e das nações; a decisão da escrita do “relato real” como projecto pessoal e como missão colectiva de conhecimento e preservação da memória histórica. Análise de excertos da Primeira Parte do romance.


Soldados de Salamina, de Javier Cercas

24 Outubro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

As representações da Guerra Civil espanhola na ficção narrativa: as obras de autores estrangeiros e as obras de autores espanhóis, tanto no “interior” como no exílio; as perspectivas tendencialmente maniqueístas do pós-guerra, e a evolução para representações mais complexas e matizadas.

Início do estudo do romance Soldados de Salamina, de Javier Cercas (2001): a estrutura global da narrativa e a encenação de uma busca pela história da Espanha do século XX; o jogo com a identidade do autor empírico e do narrador participante, e a mistura de modelos textuais (autobiografia, reportagem jornalística, investigação historiográfica e romance policial); a questão da articulação entre realidade e ficção nos discursos da memória. 


Intervenção e memória em ¡Ay, Carmela!

19 Outubro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Comentário da conferência assistida na aula anterior: os aspectos da migração espanhola para a América Hispânica em medos do século XX e a política de “relações exteriores” durante o Franquismo; a presença literária do escritor Camilo José Cela na Venezuela entre 1953 e 1955.

Conclusão do estudo do drama ¡Ay, Carmela! Comentário do epílogo: o retrato do pós-guerrae a conformação à nova ordem social e política após a vitória nacionalista; a resistência e o desígnio de “hacer memoria”, no contexto da escrita e representação da peça em 1987.

Conversa em grupo sobre as propostas de temas de trabalho apresentadas pelos estudantes.


Conferência “España en Venezuela: migración y literatura”

17 Outubro 2018, 12:00 Ângela Fernandes

Conferência “España en Venezuela: migración y literatura”, apresentada pela Doutora Magdalena López, investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL e do Center for International Studies, University of Notre Dame.