Sumários
Revisitar Hesíodo. Principais mitos hesiódicos
18 Dezembro 2018, 16:00 • Abel Pena
O mito de Tífon (ouk onomastoí, vv.148). Mito e etiologia do Etna; Tífon e os pharmaka; os frutos efémeros ; Gaster ou o poder da gula. A luta entre dois poderes: Zeus e Tífon
Os mitos de Prometeu e de Pandora. Bouphonia, dolo e astúcia (mêtis). O castigo de Prometeu. Prometeu e o Sperma pyros.
Castigo e redenção de Prometeu.
O mito de Pandora. Pandora e Eva.
O genos gynaikôn ou a misoginia hesiódica? Pithos e elpis em Pandora.
Pandora e Atena parthenos e chryselephantina
Prometeu e Cristo. Prometeu, Pandora e o mito do dilúvio
Reflexão sobre o significado dos mitos de Prometeu, Epimeteu e Pandora na obra de Hesíodo, na cultura grega e na actualidade.
Informações sobre a estrutura do último teste de avaliação (21-12-2018)
Platão, Banquete. Transição para a época Helenística
14 Dezembro 2018, 16:00 • Abel Pena
Contextualização cultural. Academia de Platão: origem, apogeu e extinção.
Uma nova enkyklios paideia. Platão e a prosa como nova modalidade discursiva
O género sympótico.Teorias platónicas sobre o amor. Aspectos protrépticos e parenéticos.
Os rituais: Deipnos, tíasos dionisíaco e potos. Sobre o vinho akratos. Forma e conteúdo dos discursos. Os mitos. Enquadramento da figura do erotodidaskalos. Teoria socrática sobre o amor, o bem, o bom e o belo.
Breve introdução à Época helenística.O rasto luminoso de Alexandre. Os centros culturais do helenismo.Alexandria e Pérgamo:
Das ciências, à crítica textual e à nova poesia. Principais representantes: autores e textos
Aristóteles, As Mulheres no Parlamento ( Ecclesiazusae)
11 Dezembro 2018, 16:00 • Abel Pena
A comédia e os festivais áticos. Origem e antecedentes literários, Aristóteles, Poet. 1448ª. O género: comédia, paródia literária, farsa megarense e mimos. Os autores: Formes de Siracusa e Epicarmo, Cratino e Aristófanes.
Diferenças entre tragédia e comédia: forma e conteúdos •As mulheres no Parlamento: Utopia feminista •Comunitarismo feminino. O princípio da koinonia.Feminismo e motivos políticos.Paródia à democracia ateniense: democracia ou anarquismo? A crítica à guerra do Peloponeso. Motivos retórico-sofistas.Os Tipos. Travestismo androfânico. Praxágora: do gineceu e do oikos à ágora e à Ecclesia. Aristófanes observador e sociólogo e o erro de Praxágora.
'La grande bouffe'.
ARISTÓFANES E A COMÉDIA ANTIGA
7 Dezembro 2018, 16:00 • Abel Pena
A comédia e os festivais áticos. Origem e antecedentes literários, Aristóteles, Poet. 1448ª. O género: comédia, paródia literária, farsa megarense e mimos. Os autores: Formes de Siracusa e Epicarmo, Cratino e Aristófanes.
Considerações sobre o riso na Grécia clássica. «O homem é o único dos seres vivos que sabe rir» (Aristóteles, De partibus animalium. Demétrio de Falero, Sobre o Estilo. Sabiam os grego rir?
Do homo ludens ao homo ridens.
Estrutura da comédia: o agôn e a parábase.