Sumários

Rei Édipo. Polissemia de uma obra de arte e modelo trágico do Ocidente.

4 Dezembro 2018, 16:00 Abel Pena

Polissemia de uma obra de arte. Édipo e o modelo trágico do Ocidente: de Hegel a Freud a Lévi-Strauss. Argumento da Máquina infernal de J. Cocteau. A problemática gnoseológica como reflexo da filosofia e da sofistica ateniense. A visão sensitiva e a visão cognitiva. Análise política. A investigação de Édipo: quem matou Laio? A teoria da conspiração. A festa das Targélias: ritualização do ostracismo e do 'bode expiatório'.  As estruturas do parentesco em Édipo: incesto, endogamia e tabus. Hamartia, culpa, ironia trágica e anagnórise. A reabilitação do herói trágico e a salvação de Tebas. Conflito trágico, desfecho e redenção: Édipo e Gran Torino de Clint Eastwood. Édipo e Saramago: considerações sobre a cegueira na antiguidade clássica e na modernidade. Édipo intérprete da condição humana. Recepção de Édipo na arte, na literatura e no teatro moderno. 


Sófocles e o apogeu da tragédia grega. Rei Édipo: notas de leitura e análise

30 Novembro 2018, 16:00 Abel Pena

Características gerais da tragédia de Sófocles. O herói trágico sofocliano. Antropocentrismo, destino e mântica. A posição estratégica de Delfos. Édipo na tradição poética e na teoria literária: de Homero a Aristóteles. O ciclo tebano e a maldição dos Labdácidas: Lábdaco, Laio, Édipo. As narrativas da Infância. De Tebas a Corinto, de Corinto a Delfos. A tragédia da encruzilhada. Hécate, a deusa tricéfala. 


Novas problemáticas da tragédia de Ésquilo. Geografia, política e cultura na Oresteia

27 Novembro 2018, 16:00 Abel Pena

Coéforas. Orestes, Electra e Pílades: o confronto de gerações. Três pistas para a anagnórise. A educação de Orestes: fosterage e filia. Problemática do matricídio, exílio e loucura (manía). De Argos a Delfos ou do mundo das Erínias ao mundo apolíneo. O kommós das Coéforas. As Euménides, solução luminosa de uma maldição. Problemática dos deuses novos e velhos. A questão dos poderes: anarquia, democracia e despotismo. O tribunal do Areópago: função histórica, política e religiosa em Atenas. O julgamento de Orestes: entre casuística e retórica da Persuasão. Dimensão e problemática do logos, versus bia e kratos.  A Oresteia no contexto das reformas democráticas de Sólon, Clístenes e Péricles. Geografia e política na Oresteia. Do mito à actualidade: As Euménides de Ésquilo e as Benevolentes de Jonathan Littel.


Ésquilo, A Oresteia, uma trilogia do destino, da vingança e do direito

23 Novembro 2018, 16:00 Abel Pena

 Análise da peça Agamémnon: elementos culturais relevantes. A maldição dos Atridas; o banquete antropofágico. Endogamia, incesto, miasma. Agamémnon; herói épico e herói trágico. Diagnóstico de um crime. Lei de Talião e leis de Sólon. Aristocracia e democracia. O tópico da culpa, o dilema da escolha. Livre arbítrio, Fatalidade (Ananké), Destino e elementos coercivos. A noção de miasma. A figura de Clitemnestra ou o poder no feminino no oikos palacial. Instrumento da Némesis ou vingança premeditada? Análise do tópico culpa e expiação. Pathei mathos.


O teatro como expressão cultural, religiosa e política na Grécia Clássica

20 Novembro 2018, 16:00 Abel Pena

Tragédia e Dioniso. Do carro de Téspis ao teatro na ágora e na polis. As Panateneias e os festivais gregos: pan-helénicos e áticos. Aspectos religiosos, agonísticos e culturais. Mitobiografia, símbolos e representações do Dioniso. As Grandes Dionísias. Sobre a liturgia das representações. Teatro como requisito das cidades-estado; polis, teatro e sociedade, tragédia e democracia, tragédia e mecenato cultural. Liturgia do proagôn. As choregiai. O papel do arconte-rei e do arconte-epónimo, o chorego, o poeta, os concursos trágicos, os júris, os prémios, duração dos festivais. Introdução à Oresteia de Ésquilo. Destino,justiça ,direito, crime e expiação, religião, sociedade e democracia: principais temáticas esquilíneas.