Sumários

Problemáticas da tragédia de Ésquilo. A Oresteia no contexto literário e cultural ateniense

29 Novembro 2016, 14:00 Abel Pena

A Oresteia, uma trilogia do destino, da vingança e do direito. Análise da peça. Elementos culturais relevantes. A maldição dos Atridas, o banquete antropofágico. Endogamia, incesto, miasma. A morte de Agamémnon: diagnóstico de um crime. O tópico da culpa, o dilema da escolha. Livre arbítrio, destino e coação. A noção de miasma. A figura de Clitemnestra ou o poder no feminino no oikos palacial. Instrumento da Némesis ou vingança premeditada? Análise do tópico culpa e expiação. Coéforas. Orestes, Electra e Pílades: o confronto de gerações. Três pistas para a anagnórise. A educação de Orestes: fosterage e filia. Problemática do matricídio, exílio e loucura (manía). De Argos a Delfos ou do mundo das Erínias ao mundo apolíneo. O kommós das Coéforas. As Euménides, solução luminosa de uma maldição. Problemática dos deuses novos e velhos. A questão dos poderes: anarquia, democracia e despotismo. O tribunal do Areópago: função histórica, política e religiosa em Atenas. O julgamento de Orestes: entre casuística e retórica da Persuasão. Dimensão e problemática do logos, versus bia e kratos.  A Oresteia no contexto das reformas democráticas de Sólon, Clístenes e Péricles. Geografia e política na Oresteia. Do mito à actualidade: As Euménides de Ésquilo e as Benevolentes de Jonathan Littel.


Arquitectura, cenografias, liturgias e componentes formais da tragédia ática.

24 Novembro 2016, 14:00 Abel Pena

Do teatro de rua à pólis. Do carro de Téspis às construções arquitectónicas dos teatros urbanos. Vitrúvio e a arquitectura do teatro. Estrutura do espaço performativo. As partes do teatro, do párodo ao thyméle. Observação sobre a funcionalidade dramática da skenê e sentido de obscaena/o. Os actores (hypokritai), a máscara, o espaço da acção, a orquestra e o coro, a acústica, o público, o theôrikon. Podiam as mulheres ir ao teatro? A maquinaria da época helenística. Estrutura de uma tragédia ática. Componentes formais do drama: palavra, dança, música: Actores, coreutas, flautista. Modalidades de dicção. As fontes da tragédia. O ciclo troiano e tebano.  Léxico mínimo fundamental da tragédia. A noção de destino, conflito trágico e anagnórise segundo Aristóteles, Poet.1452ª,11,30. Reflexões sobre a noção de Katharsis: Platão e Aristóteles. Introdução à problemática da tragédia de Ésquilo.

 


O teatro como expressão cultural, religiosa e política na Grécia Clássica

22 Novembro 2016, 14:00 Abel Pena

Questões de género. Drama grego e drama ático: tragédia, comédia e drama satírico. Sobre a origem da tragédia. Tragédia e Dioniso. Do carro de Téspis ao teatro na ágora e na polis. As Panateneias e os festivais gregos: pan-helénicos e áticos. Aspectos religiosos, agonísticos e culturais. Mitobiografia, símbolos e representações do Dioniso. As Grandes Dionísias. Sobre a liturgia das representações.Teatro como requisito das cidades-estado; polis, teatro e sociedade, tragédia e democracia, tragédia e mecenato cultural. Liturgia do proagôn. As choregiai. O papel do arconte-rei e do arconte-epónimo, o chorego, o poeta, os concursos trágicos, os júris, os prémios, duração dos festivais.


Apresentação do Rei Édipo de Sófocles pelos alunos


O que é uma tragédia ática?

17 Novembro 2016, 14:00 Abel Pena

Questões de género. Drama grego e drama ático: tragédia, comédia e drama satírico. Tragédia e Dioniso. Do carro de Téspis ao teatro na ágora e na polis. Teorias sobre as origens da tragédia. O que é uma tragédia ática? As respostas de Aristóteles e Ulrich Wilamowitz.

Apresentação das Euménides de Ésquilo pelos alunos


Da época arcaica à época clássica. Legisladores e reformadores

15 Novembro 2016, 14:00 Abel Pena

Axialidade do século VI. A figura do sábio. Caracterização política, social e religiosa do séc. VI. A «legislação fundamental» de Drácon; as medidads de Sólon; as reformas de Clístenes. Tirania (tyrannos) e democracia. Os tiranocidas. A lírica arcaica: Safo, Alceu. A poesia gnómica de Sólon. Arquíloco e a inversão do modelo épico-guerreiro. Séc. V: cronologia dos principais acontecimentos. As guerras médicas ou Medo-Persas: Maratona, Termópilas, Salamina, Plateias e Cabo Mícale. O fim do império Persa. Consequências. O século V ateniense. Péricles e o apogeu da Grécia clássica. A Liga de Delos (Simaquia) e a reconstrução da Acrópole. Sobre a democracia ateniense. A Guerra do Peloponeso e o fim da democracia. O regime dos trinta tiranos.


Apresentação oral de Agamémnon e das Coéforas pelos alunos