Sumários

Hesíodo, um poeta gnómico. Erga

10 Novembro 2016, 14:00 Abel Pena

Visão esquemática dos Erga. Aretê ou a dignificação do trabalho. Diké e pónos. Sobre os juízes corruptos. Pandora e Prometeu. O pithos de Pandora. Pithos e elpis. A centralidade de Pandora numa escultura de Fídias no Parténon. Pandora e Eva. Misoginismo e redenção no feminino.  Hesíodo e os fundamentos da moral e da justiça. O poeta gnómico. Os Erga e a literatura almaquiana. 


Hesíodo e a épica didáctica. A Teogonia

8 Novembro 2016, 14:00 Abel Pena

Origem, função e poder das Musas em Hesíodo. Hesíodo e a consciência autoral (sphragís). Estrutura do poema. Teogonia: entre caos e cosmos, entre mito ciência. Cosmografia e anatomia do cosmos. Genealogia e guerras de sucessão. Teomaquia e gigantomaquia. A apoteose de Zeus.Estudo de alguns mitos representativos: Tífon: etiologia e política. Prometeu e Epimeteu. As proezas de Prometeu. A Teogonia como manual político. 


Teste de avaliação

3 Novembro 2016, 14:00 Abel Pena

Realização de um teste de avaliação.


Feriado

1 Novembro 2016, 14:00 Abel Pena

Feriado


Odisseia, 9-12: as aventuras de Ulisses. A viagem, o maravilhoso e o fantástico. Regresso a Ítaca (13-24)

27 Outubro 2016, 14:00 Abel Pena

Comentário aos principais episódios da narrativa de Ulisses (9-12); a grande analepse do herói acompanhado de mapas cartográficos. De Tróia a Ogígia, ilha de Calipso: os Cícones, o vinho de Máron; entre os Lotófagos. Lotófagos e sitófagos. Os Lestrígones. No país dos Ciclopes. Polifemo, Ulisses e Ninguém. Éolo e o odre dos ventos: entre ciência e mito. O mundo mágico: Circe; dos feitiços de Circe ao móli divino. Entre os Cimérios. A Nekyia: invocação dos eidola: Tirésias. Personagens míticas e trágicas do canto XII e sua presença na cultura ocidental. Ulisses e os perigos do mar: As sereias, Cila e Caríbdis, Posídon. As sereias na arte e na literatura. Simbolismo da vela, do mastro e do canto das sereias. Interdição, transgressão, sagrado e profano na Ilha de Hiperíon. Retorno à ilha de Calipso: paradeisos,o idílio amoroso e a promessa de imortalidade. Do tempo mítico ao tempo histórico, dos Feaces a Ítaca, símbolo matricial (Magna Mater). A gruta matricial. Ulisses polymetis: técnicas de disfarce e papel de Atena. Processos de reconhecimento do herói e provas glorificantes; Argos, a cicatriz, o arco, o tálamo. Laertes, Ulisses, Telémaco: o tempo humano ou as três gerações de heróis. Ulisses diante de Penélope, a homophrosyne. Significado e abrangência da mnesterophonia. Estrutura compósita do canto XXIV e sua integração na estrutura romanesca da Odisseia. O canto XXIV e a descrição dos funerais de Aquiles. Conclusões sobre o estudo dos Poemas Homéricos. Informação sobre procedimentos formais e conteúdos do teste de avaliação.