Sumários

Não houve aula neste dia

19 Setembro 2018, 12:00 Francesca Negro

Não houve aula neste dia


Aula 1

18 Setembro 2018, 12:00 Ana Cristina Ferreira Mendes

Objetivos do programa (conhecimentos, aptidões e competências), conteúdos programáticos, metodologia e dinâmica das aulas, e bibliografia;  avaliação da UC [1.º exercício escrito: 30% (30 de outubro); 2.º exercício escrito: 35% (18 de dezembro); assiduidade: 5%; participação oral e apresentação oral em pares/grupos (com base em investigação sobre um tópico previamente acordado com a docente): 10%+20%]. Calendário das aulas e indicações sucintas das atividades previstas para cada aula do semestre. Horário de atendimento (3.ª feira das 15h às 16h, Centro de Estudos Anglísticos; marcação com antecedência por correio eletrónico).

NOTA 1: Para a apresentação oral em pares/grupos, os estudantes têm obrigatoriamente que elaborar um plano de trabalho e discuti-lo com a docente antes de iniciarem a preparação da mesma; os suportes digitais dessas apresentações têm que ser entregues, por correio eletrónico (anafmendes@campus.ul.pt), com antecedência.

NOTA 2:  A frequência da unidade curricular implica a leitura de textos de origem diversa que estão à disposição dos estudantes na Reprografia Verde e via Dropbox.


Não houve aula neste dia

17 Setembro 2018, 14:00 Francesca Negro

Não houve aula neste dia


Não houve aula neste dia

17 Setembro 2018, 12:00 Francesca Negro

Não houve aula neste dia


Porque é que estudamos a comunicação intercultural?

17 Setembro 2018, 10:00 Roxana Stela Ciolaneanu

No início da aula os alunos discutiram o conceito de "comunicação intercultural". Foi visualizado um vídeo sobre as diferenças entre as culturas e depois foram comentadas as razões pelas quais deve-se estudar a comunicação intercultural:
1. Autoconhecimento: o conhecimento do nosso próprio lugar em contextos sociais, políticos e históricos mais alargados; 

2. Demografia: migração doméstica e internacional em mudança que coloca questões relacionadas com a diversidade religiosa e de classe; 
3. Economia: questões relacionadas com a globalização e com a compreensão intercultural necessária para funcionar no mercado global; 
4. Tecnologia: cada vez mais informação e contacto com pessoas semelhantes ou diferente de nós; desafios em termos de identidade e acesso a estas tecnologias; 
5. Paz: colonialismo, disparidades económicas, diferenças raciais, étnicas e religiosas; 
6. Ética: compreensão da abordagem universalista, relativista e dialógica das questões éticas.
   
Vídeo: Pellegrino Riccardi, Crosscultural communication

https:// www.youtube.com/watch?v=YMyofREc5Jk

Bibliografia:
Judith N. Martin, Thomas K. Nakayama, 2010,  Intercultural Communication in Contexts, New York: McGraw – Hill Higher Education.
Capítulo 1: Why Study Intercultural Communication?