Sumários

Apresentações dos alunos

10 Dezembro 2018, 10:00 Roxana Stela Ciolaneanu

1. Estereótipos e Preconceitos na Sociedade Atual. O mundo político contemporâneo


2. Representação LGBT na televisão


Aula 23

7 Dezembro 2018, 12:00 Ana Cristina Ferreira Mendes

Apresentação oral de trabalhos de investigação individual: I. Catarina Delgado, Sara Monterroso e Youri Paiva; II. Monica Valle (Stuart Hall e Michel Pastoureau).


Apresentações dos alunos

6 Dezembro 2018, 10:00 Roxana Stela Ciolaneanu

1. Tribos vs. cultura oriental


2.  A identidade de idade: noção de “velhice” (entre as diversas gerações/ faixas etárias)

 Na pesquisa sociológica realizada pelas alunas: Ana Catarina Almeida; Filipa Neto; Maria Miguel Oliveira; Mariana Paiva e Micaela Henriques; apresentada no dia 6 de dezembro, na aula de Comunicação Intercultural, foi abordada a noção de “velhice” entre as diversas faixas etárias (desde crianças até aos idosos). 

 Em primeiro lugar foi explicado o conceito de identidade de idade no qual é possível compreender que a sua noção é dinâmica: dependendo da identidade na qual cada individuo se enquadra e integra, o que significa que a velhice nem pelos próprios idosos pode ser identificada como a sua própria identidade, como foi demonstrado nas entrevistas feitas às várias gerações na pesquisa sociológica. 

 O tema foi abordado no âmbito de Comunicação Intercultural, pois a identidade de idade encontra-se intimamente relacionada com a construção da personalidade, porque a população Europeia é maioritariamente envelhecida e a ideia de velhice é, portanto, vista de uma forma que não é negativa ainda que associada a medos nas entrevistas aqui feitas. Tais medos como: a solidão; perda de memória; perda de funções motoras/ capacidades físicas; e a perda dos valores com o passar do tempo; esse todo que implicam a perda de identidade, encontrando-se assim, relacionadas com a família, o descanso e acabando por se tornar algo, sobretudo, distante, não afetando de uma forma tão direta os indivíduos em questão devido à contínua esperança da melhor condição de vida proporcionada por novos engenhos do âmbito da medicina.

 Contudo, foi também revelado no momento da introdução que o envelhecimento é diferente para todos, o exemplo disso abordado nas entrevistas, do abandono dos idosos e da sua solidão.

 Em conclusão, tanto nas entrevistas como nos inquéritos distribuídos foi possível perceber que a identidade de idade é dinâmica entre as diversas gerações; sendo que todos têm uma perspectiva diferente daquilo que a “velhice” é. 


Apresentações dos alunos e explicações para o trabalho final

5 Dezembro 2018, 14:00 Francesca Negro

Apresentação um artigo a partir do livro: Comunicação e cultura, de J Rodrigues, 

Apresentação duma analise do Filme To kill a mockingbird


Conceito de Semiosfera aplicado à Lusofonia

5 Dezembro 2018, 12:00 Francesca Negro

Reflectímos sobre o conceito de Semiosfera aplicado à Lusofonia


Analise do livro the silent Language de Edward T. Hall