Sumários

Aula cancelada por doença do professor

26 Novembro 2018, 12:00 Francesca Negro

Aula cancelada por doença do professor


Apresentações dos alunos

26 Novembro 2018, 10:00 Roxana Stela Ciolaneanu

Apresentação 1: 

Grupo: Ana Monteiro, Cristiana Pereira, Nádia Silva 

Tema: Conceitos de Beleza em Culturas Diferentes 

    A apresentação iniciou-se com o uso de uma frase que sublinha a subjetividade da beleza, algo que vai de encontro à arbitrariedade do conceito de cultura: nenhuma cultura é superior ou inferior a outra. 

    A primeira abordagem do tema recaiu sobre a beleza feminina – diferentes noções da feminilidade, como também as diferentes perspetivas em relação à nudez e à imagem corporal da mulher. Uma vez mais, a não ser que exista um cariz nocivo num determinado padrão de beleza, não existe uma verdadeira hierarquia estética à qual as mulheres, em diferentes partes do mundo, devem obedecer.

    De seguida, foi abordada a beleza masculina. Aqui usámos conceitos criados por Mark Simpson, tais como a metrossexualidade e a spornosexualidade. Foi comparada a imagem idealizada à imagem mais comum do homem inglês através de exemplos reais, nomeadamente David Beckham e James Corden. Também nos homens os meios de comunicação enfatizam uma beleza pouco realista e não acessível a todos, ainda que não de maneira tão enraizada e dispersa como acontece com as mulheres, sendo que os padrões masculinos também moldam a maneira como os homens se veem e atuam. 

    Uma segunda vertente da beleza masculina foi apresentada através do conceito Flower Boys. Este padrão de beleza é já centenário, contudo não se alastrou ao Ocidente. São características feições mais suaves e um menor apego à masculinidade tradicional – isto manifesta-se no uso de maquilhagem e na propagação na cultura popular, através de boysbands.  A rejeição e a aversão a este padrão, como foi apontado na apresentação, está frequentemente ligada a alguma xenofobia e homofobia. 

   Por fim, foi possível estabelecer um pequeno debate em função do questionário entregue na aula anterior. Foi possível constatar que a turma, no seu geral, não se encontra tão condicionada pelos fatores de beleza convencionais como seria de esperar. Houve uma conversa aberta e honesta relativamente à beleza e à subjetividade desta, ainda que reconhecendo diferentes problemáticas deste âmbito. 


Apresentação 2:

Grupo: Alícia Gaspar, Duarte Manique, Justyna Drzewiecka, Marta Lopes, Madalena Pereira

Tema: Língua gestual e comunicação na surdez


Primeiro foram feitas algumas perguntas com o objetivo de responder se eram verdadeiras ou falsas e, assim, perceber que muito do nosso senso comum em relação a este tópico não é sempre correto.

De seguida apresentou-se um contexto histórico da língua gestual, bem como as suas origens e a família linguística. Também foram apresentados vários problemas diários que os não-ouvintes têm de enfrentar e soluções para esses mesmos problemas.

Após esta primeira parte, foram apresentadas as relações familiares entre criança surda com pais ouvintes e criança ouvinte com pais surdos, mostrando as dificuldades que existem na realidade destas pessoas. Apresentaram-se também as atitudes e os comportamentos que se têm de ter com os não-ouvintes, bem como os não-ouvintes em relação aos ouvintes, dando alguns exemplos do que se pode ou não fazer enquanto se comunica com os não-ouvintes.

Para terminar, cada elemento do grupo apresentou uma palavra ou frase em língua gestual, tendo havido em português, inglês e polaco. 


Aula 19

23 Novembro 2018, 12:00 Ana Cristina Ferreira Mendes

Apresentação oral de trabalhos de investigação individual: I. Salomé Barradas, Sara Sebastião, Beatriz Matias e Katiele Almeida (apropriação cultural); II. Margarida Monteiro, Carlota Costa e Andrea (the Stolen Generation - Bringing them home: separation of Aboriginal and Torres Strait Islander children from their families).


Identidade de género e discriminação através da linguagem

22 Novembro 2018, 10:00 Roxana Stela Ciolaneanu

Aula dada pela convidada Debora Ricci: 


(Desperate) housewives, domestic angels or femmes fatales: myths and stereotyped categories of female representation in the billboards of the Contemporary Italian Linguistic Landscapes



Técnicas de entrevista científica

21 Novembro 2018, 14:00 Francesca Negro


Tipologias de entrevistas científicas, 
Comento do livro de Neuliep Intercultural Communication