Sumários
Tatuagem e palimpsesto - algumas reflexões sobre o papel da escrita nos filmes Livro de Cabeceira e Memento
29 Maio 2025, 09:30 • Elisabete Ferreira Marques
Nesta aula, procurámos explorar as diferenças entre O Livro de Cabeceira, de Peter Greenaway, e Memento, de Christopher Nolan, a partir da noção de palimpsesto. Em Greenaway, a escrita assume uma dimensão sensorial e efémera, inscrita sobre os corpos e sujeita ao apagamento: um gesto que aproxima o ato de escrever da própria natureza do cinema, feito de luz, tempo e desaparecimento. Já em Memento, a tatuagem impõe-se como inscrição duradoura, uma tentativa de fixar o sentido na carne e conferir estabilidade àquilo que constantemente escapa: a memória. A partir de excertos do Fedro, de Platão, reflectimos sobre a figura do protagonista de Memento, que encarna simultaneamente as funções de autor, texto e leitor. Essa tríplice condição revela o paradoxo de uma escrita que não assegura domínio (ela é estranha ao próprio autor), exigindo antes um contínuo esforço de interpretação. Esta problemática abre-se para uma reflexão mais ampla sobre os vínculos entre escrita e cinema: ambos os filmes interrogam os modos de inscrição, permanência e leitura da experiência. Em Greenaway, a escrita vincula-se aos sentidos (é táctil, visual, voluptuosa); em Memento, assume uma função semântica e instrumental, operando como código vital a ser decifrado. Nos dois casos, o cinema configura-se como prolongamento da escrita: espaço de marcas, camadas e memórias, que se revelam e se apagam ao ritmo da imagem em movimento.
Presentation of Students' Research Projects
28 Maio 2025, 12:30 • Cecília Maria Beecher Martins
Presentation of Students' Research Projects
Análise e discussão do filme de Peter Greenaway
27 Maio 2025, 09:30 • Elisabete Ferreira Marques
A discussão centrou-se na forma como O Livro de cabeceira, de Peter Greenaway, explora as múltiplas materialidades da escrita e como nele se dá particular atenção à pele como suporte expressivo e simbólico. Refletiu-se sobre a possível analogia entre a pele e a película cinematográfica, ambas concebidas como superfícies sensíveis à inscrição. Analisou-se ainda o caráter palimpséstico do filme, marcado por sucessivas camadas visuais, caligráficas e linguísticas, que se sobrepõem e interpelam mutuamente, produzindo um tecido narrativo denso e estratificado.
Presentation of Students' Research Projects
26 Maio 2025, 12:30 • Cecília Maria Beecher Martins
Presentation of Students' Research Projects
Bibliografia e discussão sobre as relações entre cinema e escrita
22 Maio 2025, 09:30 • Elisabete Ferreira Marques
Nesta sessão, a professora apresentou uma seleção de obras e indicou bibliografia relevante para o aprofundamento dos temas da cadeira. Foram introduzidos autores fundamentais (tanto nacionais quanto internacionais) cujos trabalhos teóricos abordam as relações entre cinema e escrita. A aula incluiu ainda a discussão de alguns aspectos do filme O Livro de cabeceira, de Peter Greenaway, com especial atenção às articulações entre texto, imagem e corpo.