Sumários

Paradigmas on-line: processamento de palavras (tarefas de nomeação e de decisão lexical e priming lexical) e de frases (self-paced reading).

16 Março 2017, 10:00 Paula Luegi

Paradigmas experimentais utilizados no estudo do processamento e compreensão da linguagem.

Paradigmas on-line: processamento de palavras (tarefas de nomeação e de decisão lexical e priming lexical) e de frases (self-paced reading).


Ler em outra língua – tomada de consciência dos conhecimentos necessários para ler e compreender

15 Março 2017, 12:00 Maria Armanda Martins da Costa

Ler em outra língua – tomada de consciência dos conhecimentos necessários para ler e compreender – ler em mirandês. 

As palavras: o reconhecimento da sua forma, o acesso ao seu significado


Modalidades de Compreensão: Ouvir

14 Março 2017, 14:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Audição de dois textos orais (história em mirandês e crónica Sinais) e sua discussão.

Ouvir, modalidade "online" e de produto efémero. O papel da memória de trabalho e da atenção na audição. Questões de perceção, compreensão e interpretação.
A perceção auditiva: o contínuo sonoro e a sua segmentação. O ouvido humano e a filtragem do som- ambiente. Questões de variação na articulação, coarticulação, identificação de palavras e prosódia.
A compreensão ou atribuição de significado linguístico: o discurso, as frases e as palavras. Estratégias de "bottom up" e "top down" e a utilização simultânea de ambas. 
A interpretação ou interação da informação nova com a informação pré-existente. O papel do conhecimento prévio na interpretação dos discursos orais.
Retoma do modelo de Levelt 1989.



Paradigmas off-line

13 Março 2017, 10:00 Paula Luegi

Paradigmas experimentais utilizados no estudo do processamento e compreensão da linguagem.

Paradigmas off-line versus on-line. Questionários e juízos de aceitabilidade.


Leitura e conhecimento linguístico envolvido. Ler, descodificar e compreender.

10 Março 2017, 12:00 Maria Armanda Martins da Costa

Leitura e conhecimento linguístico envolvido. Ler, descodificar e compreender.

Ler manuscritos medievais: problemas de descodificação – a forma global do texto, ou o layout, e estratégias preditivas; a letra manuscrita, a variação caligráfica, a identificação de pistas que permitam o reconhecimento de letras e de palavras.


Materiais – cantiga de amigo de D. Dinis “Ai flores, ai flores do verde pino

Site: Cantigas medievais galego-portuguesas - http://cantigas.fcsh.unl.pt/index.asp