Sumários

Leitura e Sociedade. Alfabetização, literacia e desenvolvimento.

3 Março 2017, 12:00 Maria Armanda Martins da Costa

Leitura e Sociedade. Alfabetização, literacia e desenvolvimento.

PISA, Estudos internacionais sobre literacia com participação portuguesa.

Dados da UNESCO sobre alfabetização no mundo e da PORDATA sobre alfabetização e educação em Portugal.

Estudos PISA da OCDE sobre literacia – objectivos e metodologia (Programme for International Student Assessment). Os resultados para Portugal.

Referências:

Olson, David (1999). Literacy. MITECS

SUMÁRIO EXECUTIVO PISA 2015 – PORTUGAL,

http://iave.pt/np4/file/310/Sum_rio_Executivo_PISA2015.pdf

http://iave.pt/np4/file/310/Relatorio_PISA2015.pdf


Modalidades de produção oral e escrita

2 Março 2017, 14:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Modalidades de produção oral e escrita - caracterização.
Da audição à escrita.


A oralidade como facto biológico e a escrita como facto cultural. A aquisição da linguagem e a aprendizagem da escrita. Línguas ágrafas.
A escrita como preservação da memória e supressão do ciclo geracional. A acumulação e transmissão de conhecimentos.


Atividade em aula

2 Março 2017, 10:00 Paula Luegi

Atividade em aula: leitura de textos variados e identificação de aspetos comprometedores da leitura e da compreensão.


Leitura e sociedade. Cultura de leitura e classe leitora em Portugal

1 Março 2017, 12:00 Maria Armanda Martins da Costa

Leitura e sociedade. Hábitos de leitura, cultura de leitura e classe leitora em Portugal.Dados do inquérito sobre "A Leitura em Portugal", 2007. 
Artigo de referência:
Neves, José Soares (2015). CULTURA DE LEITURA E CLASSE LEITORA EM PORTUGAL


Modalidade de produção oral: falar

28 Fevereiro 2017, 14:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Falar: conceptualização (componente cognitiva), formulação (componente linguística), articulação (componente fisiológica). 

Características.Articulação ou passagem de uma representação fonológica a um contínuo sonoro. O aparelho fonador e seu funcionamento. Fonética vs. fonologia; fone vs. fonema.
Formulação ou atribuição de forma linguística a uma estrutura conceptual - escolha das palavras, construção das frases, representação fonológica.
Conceptualização. Planificação do enunciado, escolha e planificação da informação.
O modelo de Levelt 1989.