Sumários

Efeitos de modalidade no processamento da língua oral e escrita: compreender, ouvindo, compreender, lendo.

22 Março 2017, 12:00 Maria Armanda Martins da Costa

Efeitos de modalidade no processamento da língua oral e escrita: compreender, ouvindo, compreender, lendo. 

Natureza do sinal de input auditivo e visual, variação vs. invariância do sinal, contexto de comunicação. 


Costa, Armanda (2008). Compreensão e produção da linguagem verbal. ILTEC/FCG

Duarte, Inês (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta [cap. 8: O oral e o escrito, 373-419].

Castro, São Luís (2000). A linguagem escrita e o seu uso: uma perspectiva cognitiva.


Leitura e sociedade

21 Março 2017, 14:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Leitura e desenvolvimento.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos e o direito à educação (art.º 26.º). A literacia como base da educação.
O conceito de alfabetização - sentido estrito e sentido lato. A aplicação do critério de cidadão alfabeto e a realização de estatísticas.


Paradigmas on-line: registo dos comportamentos oculares durante a leitura (eyetracking).

20 Março 2017, 10:00 Paula Luegi

Paradigmas experimentais utilizados no estudo do processamento e compreensão da linguagem.

Paradigmas on-line: registo dos comportamentos oculares durante a leitura (eyetracking).


Protocolos de leitura – thinking aloud protocol.

17 Março 2017, 12:00 Maria Armanda Martins da Costa

Protocolos de leitura – thinking aloud protocol.

Verbalização, por escrito, dos processos de leitura de texto de difícil compreensão com apoio na esquematização do modelo de leitor de Perfetti (sobre trabalhos escritos feitos em casa).

Foco nas palavras e na estruturação sintáctica.


Perfetti, Charles (2001). Reading Skills. In Smelser & Baltes (Eds.). International encyclopedia of the social & behavioral sciences. 

 


Modalidade de compreensão: ouvir

16 Março 2017, 14:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Audição da canção "Construção", de Chico Buarque, referida na crónica Sinais. O conceito de intertextualidade. Recapitulação, síntese e sistematização dos conteúdos da aula anterior.

Os modelos de memória: memória de curto prazo, de médio prazo (a memória de trabalho) e de longo prazo (procedimental e declarativa).

Introdução do tópico Leitura e Sociedade.

Alteração da data do segundo teste, que será a 8 de junho, às 10 horas.
Fixação da data de entrega do trabalho: 22 de maio.