Sumários

Sistemas de escrita, ortografia e leitura.

29 Março 2017, 12:00 Maria Armanda Martins da Costa

Sistemas de escrita, ortografia e leitura.

Transparência ou opacidade da ortografia e impacto nos processos de leitura.

O sistema alfabético e o princípio conversão grafema-fonema.

A escrita chinesa e implicações na memorização do léxico ortográfica e na descodificação.

 

  • ·Morais: A arte de ler Morais (1997). A arte de ler. (cap. O leitor hábil)


Entrega e correção dos testes

28 Março 2017, 14:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Entrega e correção dos testes. Discussão de dúvidas e problemas sentidos pelos alunos.

Esclarecimento de erros frequentes de escrita apresentados pelos alunos.


Exercícios em aula: comentário a texto trabalhado em aula e realização de resumo

27 Março 2017, 10:00 Paula Luegi

Comentário aos textos letras trocadas:

  • efeitos facilitadores e comprometedores do processamento e da compreensão dos textos;
  • impacto nos comportamentos oculares.

Exercícios em aula: resumo e organização da informação em tópicos.


Efeitos de modalidade no processamento da língua oral e escrita.

24 Março 2017, 12:00 Maria Armanda Martins da Costa

Efeitos de modalidade no processamento da língua oral e escrita.

Propriedades do oral por contraponto ao escrito e efeitos no processamento da informação.

Análise de narrativas produzidas oralmente e por escrito. 

Propriedades do discurso produzido em tempo real (transcrito) e do texto escrito – mecanismos de fluência e de coesão.


Materiais de apoio: Excertos de narrativas em Batoréo 2000.


Paradigmas on-line: medição da atividade cerebral. Exercícios em aula.

23 Março 2017, 10:00 Paula Luegi

Paradigmas experimentais utilizados no estudo do processamento e compreensão da linguagem.

Paradigmas on-line: medição da atividade cerebral.

Exercícios em aula: os desafios de um texto com letras trocadas.