Sumários
Sistemas de escrita, ortografia e leitura.
29 Março 2017, 12:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Sistemas de escrita, ortografia e leitura.
Transparência ou opacidade da ortografia e impacto nos processos de leitura.
O sistema alfabético e o princípio conversão grafema-fonema.
A escrita chinesa e implicações na memorização do léxico ortográfica e na descodificação.
- Seymour et al. (2003). Foundation literacy acquisition in European orthographies
- The evolution of writing - · https://sites.utexas.edu/dsb/tokens/the-evolution-of-writing/
- ·Morais: A
arte de ler Morais (1997). A arte de ler.
(cap. O leitor hábil)
Entrega e correção dos testes
28 Março 2017, 14:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Entrega e correção dos testes. Discussão de dúvidas e problemas sentidos pelos alunos.
Exercícios em aula: comentário a texto trabalhado em aula e realização de resumo
27 Março 2017, 10:00 • Paula Luegi
Comentário aos textos letras trocadas:
- efeitos facilitadores e comprometedores do processamento e da compreensão dos textos;
- impacto nos comportamentos oculares.
Exercícios em aula: resumo e organização da informação em tópicos.
Efeitos de modalidade no processamento da língua oral e escrita.
24 Março 2017, 12:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Efeitos de modalidade no processamento da língua oral e escrita.
Propriedades do oral por contraponto ao escrito e efeitos no processamento da informação.
Análise de narrativas produzidas oralmente e por escrito.
Propriedades do discurso produzido em tempo real (transcrito) e do texto escrito – mecanismos de fluência e de coesão.
Materiais de apoio: Excertos de narrativas em Batoréo 2000.
Paradigmas on-line: medição da atividade cerebral. Exercícios em aula.
23 Março 2017, 10:00 • Paula Luegi
Paradigmas experimentais utilizados no estudo do processamento e compreensão da linguagem.
Paradigmas on-line: medição da atividade cerebral.
Exercícios em aula: os desafios de um texto com letras trocadas.