Sumários

"Magnum miraculum est homo": o discurso sobre a dignididade humana.

8 Outubro 2025, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

 A história de um desafio: a análise da estátua de Baco (Bargello, Florença) em Da pintura antiga.
A imitação como emulação.
Representações do corpo humano e o discurso sobre a dignidade do homem. Os exemplos de Gianozzo Manetti e Pico della Mirandola.


Grécia e Roma: memória viva.

6 Outubro 2025, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

O Livro das antigualhas de Roma, de Francisco de Holanda: a viagem a Itália como experiência decisiva.
Moderno e antigo: laços engenhosos (o desenho da estátua de Apolo por Francisco de Holanda, na leitura de Sylvie Deswarte).
"Tutto mi transferisco in loro": de Maquiavel a Rafael (o caso da "Escola de Atenas").
O artista e o conceito de "ideia" no século XVI: entusiasmo platonizante e censura inquisitorial (a licença de frei Bertolameu Ferreira a Da ciência do desenho, de Francisco de Holanda).


Francisco de Holanda, leitor de clássicos.

1 Outubro 2025, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Desenvolvimento do trabalho da aula anterior.
O Livro das antigualhas de Roma e a atenção ao mundo clássico.
A "Escola de Atenas", na Stanza della Segnatura, de Rafael de Urbino: relações entre modernos e antigos; o desejo de identificação; o auto-retrato de Rafael.
A definição de pintura, segundo Holanda: o rasto de Platão (Timeu).


O mundo dos clássicos na cultura renascentista.

29 Setembro 2025, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Leitura e comentário de um passo da carta de Niccolò Machiavelli a Francesco Vettori, de Dezembro de 1513: elementos para uma caracterização da figura e da obra de Maquiavel; Il Principe; a carta a Vettori (o texto e seu contexto); a leitura como ritual e experiência mágica ou sagrada; o encontro com os clássicos, "tutto mi transferisco in loro".
Francisco de Holanda e a viagem a Itália: o encontro com a Roma imperial; o Livro das antigualhas de Roma
A imitação: seu valor na preparação da pintura (leitura e comentário de trechos de Da pintura antiga).


"Renascimento", em Poggio Bracciolini e Francisco de Holanda.

24 Setembro 2025, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Conclusão do comentário da carta de Poggio Bracciolini: a eloquência da retórica; o valor da personificação e da citação; o "ethos" do autor.
Tempo devorador e tempo revelador: presença e figuração de conceitos distintos na cultura do Renascimento.
"Morte" e "Renascimento" da pintura, na obra de Francisco de Holanda. Comentário de trechos de Da pintura antiga (1548). O discurso de Francisco de Holanda e o de Poggio Bracciolini: tópicos comuns.