Sumários

Discurso publicitário

9 Março 2016, 10:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Reflexões sobre o tratamento do tempo no discurso publicitário, no contexto da cultura de consumo.

Bibliografia
Berger, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 2008.123-150.
--- Ways of
Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY


Para Problematizar o Conceito de Representação

8 Março 2016, 16:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Diferença entre o conceito de representação e o de mimese de acordo com o de código, e considerado o quadro de René Magritte, La Trahison des Images..


Intervenção Helena Vieira

7 Março 2016, 10:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Intervenção de Helena Vieira, ex-publicitária e editora da Mariposa Azual. História da publicidade e suas mutações desde a imprensa escrita até à internet. Análise de diversos anúncios (1984-20015).


O Poder Político das Imagens Visuais

3 Março 2016, 16:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Do poder político investido nos artefactos e nas imagens visuais aos conceitos de «voyeurismo» e «exibicionismo».


Grupos projeto pesquisa

2 Março 2016, 10:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Trabalho em grupo: definição de texto publicitário a analisar no projeto de pesquisa e elaboração de um primeiro esquema de leitura.



http://culturvisflul.blogspot.pt/2016/03/grupos-de-trabalho.html