Sumários
Discurso publicitário
9 Março 2016, 10:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Reflexões sobre o tratamento do tempo no discurso publicitário, no contexto da cultura de consumo.
Bibliografia
Berger, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 2008.123-150.
--- Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY
Para Problematizar o Conceito de Representação
8 Março 2016, 16:00 • Alcinda Maria Pinheiro de Sousa
- Diferença entre o conceito de representação e o de mimese de acordo com o de código, e considerado o quadro de René Magritte, La Trahison des Images..
Intervenção Helena Vieira
7 Março 2016, 10:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Intervenção de Helena Vieira, ex-publicitária e editora da Mariposa Azual. História da publicidade e suas mutações desde a imprensa escrita até à internet. Análise de diversos anúncios (1984-20015).
O Poder Político das Imagens Visuais
3 Março 2016, 16:00 • Alcinda Maria Pinheiro de Sousa
- Do poder político investido nos artefactos e nas imagens visuais aos conceitos de «voyeurismo» e «exibicionismo».
Grupos projeto pesquisa
2 Março 2016, 10:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Trabalho em grupo: definição de texto publicitário a analisar no projeto de pesquisa e elaboração de um primeiro esquema de leitura.
http://culturvisflul.blogspot.pt/2016/03/grupos-de-trabalho.html