Sumários

Conclusão da Recepção dos Estudantes | O Olhar e as Relações de Poder

1 Março 2016, 16:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

Conclusão da Recepção dos Estudantes

  • Determinação colectiva do Horário de Início das Sessões de Trabalho: 16h 15m.
  • Análise do Plano de Trabalho segundo o Calendário Escolar, e considerados o Regulamento Geral de Avaliação da FLUL, bem como a Lista de Leituras Obrigatórias e de Consulta referente aos Conteúdos Programáticos, ponto 5. daquele Plano.

  • Data proposta e aprovada para a realização do Teste Final: 9 de Junho próximo (dia de aulas neste 2º semestre), a partir das 16h.

  • Para Contacto Imediato com a Docente por sms, foi fornecido o seu número de telemóvel.

  • Quanto ao preenchimento da Ficha Individual do Estudante, foi solicitada a Inclusão do Número de Telemóvel junto à morada de e-mail.

O Olhar e as Relações de Poder

  • Os Casos de Weegee, The First Murder e da fotografia do corpo desfigurado de Emmett Till assassinado em 1955.


Visão

29 Fevereiro 2016, 10:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Leitura do primeiro capítulo de  Ways of Seeing, da autoria de J. Berger. Regimes visuais e ideologia; o caso da arte e dos museus.

Berger, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 2008. Cap. 1, 0-27.


Problematização das Definições de Cultura Visual e de Estudos de Cultura Visual

25 Fevereiro 2016, 16:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • A questão da abrangência e da heterogeneidade do que se designa por «Field of Visual Culture», segundo John Walker e Sarah Chaplin, e o esclarecimento do teor da primeira tarefa para avaliação a ser distribuída (ver os sumários anteriores).

NOTA: Considerada a Nota ao sumário anterior, a docente decidiu iniciar a análise dos Conteúdos Programáticos do Plano de Trabalho, ponto 5, alínea a), Problematização das Definições de Cultura Visual e de Estudos de Cultura Visual, antes mesmo de concluir a recepção dos estudantes (durante a qual vai fornecer-lhes todas as informações necessárias ao bom funcionamento do seu trabalho semestral), o que fará no início da próxima sessão.


Visão e seus contexto(s)

24 Fevereiro 2016, 10:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Análise de dois capítulos de How to See the World, da autoria de N. Mirzoeff. Caráter cultural da visão, enquanto processo sensorial; o contexto contemporâneo e o ciberspaço.


Bibliografia
Mirzoeff, Nicholas. “How to See the World” e “How we think about seeing.” How to See the World. London: Penguin, 2015. 3-27; 71-79.


Recepção dos Estudantes | Continuação

23 Fevereiro 2016, 16:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Confirmação das presenças dos estudantes consoante a Lista de Alunos Matriculados, confirmação a manter até ao fim do semestre. Esta confirmação permitiu prosseguir o esclarecimento da primeira tarefa para avaliação a ser distribuída, conforme o Plano de Trabalho, 6. Metodologias de ensino (Avaliação incluída), alínea d).

NOTA: Dados o elevado número dos estudantes inscritos nesta TP e a excepcional diversidade dos cursos que frequentam, o tempo da sessão de trabalho não foi sequer suficiente para concluir a tarefa acima inscrita, a qual se destinava a permitir à docente conhecer melhor os seus estudantes, e a estes conhecerem-se melhor entre si, em termos dos saberes já adquiridos e pertinentes para os Estudos de Cultura Visual que vão desenvolver de forma teórico-prática.