Sumários

Discurso publicitário

4 Abril 2016, 10:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Discurso publicitário como sistema auto-referencial.

Análise de textos publicitários.

Williamson, Judith. “A Currency of Signs”. Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. London: Marion Boyars, 2010. 17-39.


Os Instrumentos Semióticos para a Descodificação das Imagens

31 Março 2016, 16:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • De Ferdinand de Saussure a Roland Barthes, o signo como instrumento de análise das diversas representações visuais do sorriso / riso em Mona Lisa, nas chamadas «emoticon» e «emoji», em The First Murder e na pintura de Yue Minjun.  


Análise multimodal

30 Março 2016, 10:00 Diana Vieira de Campos Almeida

 Modos de agenciamento e figuras das campanhas publicitárias; aspetos formais e composicionais.

Análise de anúncios publicitários.

Machin, David. "Representation of social actors in the image", "Composition and page layout". Introduction to Multimodal Analysis. London: Bloomsbury, 201. 109-158.


Ainda a complexa descodificação das representações visuais do sorriso / riso

29 Março 2016, 16:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Observações adicionais quanto às chamadas «emoji». 
  • O caso da pintura de Yue Minjun.   


Análise multimodal

28 Março 2016, 10:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Modelos de análise composicional para a constituição de uma gramática visual — dinâmicas da denotação/conotação.

Análise de um anúncio publicitário.


Machin, David. "Visual Grammar and the Meaning of Metaphorical Associations", "Iconography: The 'hidden meaning' of images".  Introduction to Multimodal Analysis. London: Bloomsbury, 2010. 1-30.