Sumários
Discurso publicitário
4 Abril 2016, 10:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Discurso publicitário como sistema auto-referencial.
Análise de textos publicitários.
Williamson, Judith. “A Currency of Signs”. Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. London: Marion Boyars, 2010. 17-39.Os Instrumentos Semióticos para a Descodificação das Imagens
31 Março 2016, 16:00 • Alcinda Maria Pinheiro de Sousa
- De Ferdinand de Saussure a Roland Barthes, o signo como instrumento de análise das diversas representações visuais do sorriso / riso em Mona Lisa, nas chamadas «emoticon» e «emoji», em The First Murder e na pintura de Yue Minjun.
Análise multimodal
30 Março 2016, 10:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Modos de agenciamento e figuras das campanhas publicitárias; aspetos formais e composicionais.
Análise de anúncios publicitários.
Machin, David. "Representation of social actors in the image", "Composition and page layout". Introduction
to Multimodal Analysis. London: Bloomsbury, 201. 109-158.
Ainda a complexa descodificação das representações visuais do sorriso / riso
29 Março 2016, 16:00 • Alcinda Maria Pinheiro de Sousa
- Observações adicionais quanto às chamadas «emoji».
- O caso da pintura de Yue Minjun.
Análise multimodal
28 Março 2016, 10:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Modelos de análise composicional para a constituição de uma gramática visual — dinâmicas da denotação/conotação.
Análise de um anúncio publicitário.
Machin, David. "Visual Grammar and the Meaning of Metaphorical Associations", "Iconography: The 'hidden meaning' of images". Introduction to Multimodal Analysis.
London: Bloomsbury, 2010. 1-30.