Sumários

O episódio da "ilha de Vénus" e a censura.

21 Maio 2025, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Os Lusíadas e a censura nos séculos XVI e XVII: exemplos vários; formas de rasura e de transformação do texto.
A censura do episódio da "ilha namorada" e o comentário de Manuel Correia/Pedro de Mariz.
A alegorese do final do canto IX: um "desmanchar da metáfora" (cf. Maria Vitalina Leal de Matos)? Uma defesa do texto?
A relação entre os cantos IX e X: para uma leitura global do mais extenso episódio d'Os Lusíadas; as sombras da História (cf. Jacinto do Prado Coelho).


O episódio da "ilha namorada".

19 Maio 2025, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Conceitos de Eros, figurações pictóricas: das sugestões de crueza e violência à valorização da descoberta e do desejo de beleza.
A ilha namorada: utopia e erotismo; contradições.
Metáforas e comparações: formas de bestialização.
A personagem de Leonardo: um "alter ego" de Camões? Épica e lírica. O rasto de Petrarca.
  


Um episódio excepcional n'Os Lusíadas: a ilha de Vénus.

14 Maio 2025, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Os cantos VIII e IX d'Os Lusíadas: a matéria narrada; modos de relação.
O desafio da ambiguidade: a caracterização de Vénus e de Cupido no canto IX.
Os "erros" do mundo à luz da lição de Santo Agostinho; "temporalia" vs "aeterna".


Viagem e transformação: os cantos VII e VIII d'Os Lusíadas.

12 Maio 2025, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

A Índia, cenário de encontros e de conflitos.
Transformações da personagem de Vasco da Gama: a leitura de sinais e a construção do "ethos" do orador/embaixador; a questão da "verdade" e o problema da dissimulação; o que se diz e o que se sabe.
Resistir ao desconcerto ou aceitar a lei "que a todos nos obriga"? A acção de Vasco da Gama no final do canto VIII; a revelação de uma ideia do mundo.


A Índia

7 Maio 2025, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

A caracterização da Índia no canto VII d'Os Lusíadas:  traços eufóricos.
Maravilha e espanto: o que é ser "estranho"?
Transformações do género épico (parte da aula foi preenchida assistindo ao Seminário Aberto de Investigação / Erasmus +, rganizado pelos Professores Hélio Alves e Vanda Anastácio / "Transmissão, recepção e reescritas do épico na Literatura Portuguesa Neoclássica).