Sumários

"Quem viu sempre um estado deleitoso?"

21 Abril 2025, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Traços dominantes da leitura da história n'Os Lusíadas: a alternância do "bem co mal".
A personagem de Vasco da Gama no desenvolvimento do canto IV: coragem, "dúvida e receio".
O discurso do Velho do Restelo: a crítica à viagem no poema camoniano; um "problema hermenêutico" (ver Vítor Aguiar e Silva, "Intertextualidade e hermenêutica no episódio do Velho do Restelo").


Exercício escrito.

9 Abril 2025, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Realização do 1.º teste.


Nota: substituiu a docente (com equiparação a bolseiro) a Professora Serafina Martins.
Uma chamada especial, destinada aos alunos com testes marcados para este dia, teve lugar na segunda-feira.


"História" e "glória"?

7 Abril 2025, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Desenvolvimento da leitura do canto III d'Os Lusíadas.
O "caso" de Inês de Castro: uma tragédia no poema épico.
A tradição literária e a construção do mito inesiano. O texto camoniano e seu contexto.
O trabalho poético n'Os Lusíadas: eloquência e silêncio.
História, tempo, mudança: D. Fernando, o "fraco rei".
Culpado ou inocente? O carácter subjectivo dos juízos humanos. O discurso in utramque partem.


Vasco da Gama, narrador em Os Lusíadas.

2 Abril 2025, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

O "mouro" de Moçambique e o "mouro" de Melinde: uma comparação necessária?
Contar a história, louvar a glória: o programa e seu desenvolvimento.
O discurso crítico sobre figuras da história: o caso de D. Teresa; a reacção de comentadores (Manuel Correia/Pero de Mariz; Manuel de Faria e Sousa).
O episódio de Inês de Castro: amor e tragédia no poema épico.


Os Lusíadas: construir a narração.

31 Março 2025, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

A narração n'Os Lusíadas: um começo in medias res.
A personagem de Vasco da Gama nos cantos I e II do poema: equívocos e falhas de leitura.
"Ser leão" "entre ovelhas": da paz ao conflito; desafios hermenêuticos do texto camoniano.