Sumários

Exercício escrito.

30 Maio 2018, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Realização do 2º teste.*


* A segunda chamada está marcada para o dia 4 de Junho (10h-12h, na sala habitual).



Camões, contemporâneo de Francisco de Holanda.

28 Maio 2018, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Camões e Francisco de Holanda: contemporâneos, conhecidos?

O percurso de Francisco de Holanda (c. 1518-1584); a viagem a Itália como experiência cultural.

A definição de pintura, em Da pintura antiga. O pintor "valente" e "terrível": a valorização da "maneira" do artista. O olhar de frei Bertolameu Ferreira, revedor do Santo Ofício, sobre textos de Holanda. 

Exploração de imagens de De aetatibus mundi e  de Da fábrica que falece à cidade de Lisboa/Da ciência do desenho: para uma descoberta de afinidades com a obra de Camões.


Camões: desafios de leitura.

23 Maio 2018, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Conclusão do trabalho registado no sumário da aula anterior: o canto VI do poema Affonso Africano e suas relações com o episódio da "Ilha Namorada" de Camões; o apelo hedonista e seu enquadramento; o amor como tentação infernal; o conflito entre paixão e razão; a voz de "Pedro" e a exortação ao desengano; o valor da citação ou da paráfrase de texto camoniano; estratégias de evocação e formas de refutação.

Palestra - "Editar Camões, hoje" - pela Professora Maria Vitalina Leal de Matos. 


Paródia e reescrita d'Os Lusíadas.

21 Maio 2018, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Paródia e reescrita d'Os Lusíadas: da aplicação "ao devinho" à reinvenção morigeradora; apresentação de exemplos.

O episódio da "Ilha Namorada": sua repercussão na Lusitânia Transformada de Fernão Álvares do Oriente e no Affonso Africano de Vasco Mousinho de Quevedo; formas de intertextualidade e processos de distanciamento; conceitos de amor; sinais de mudança na visão do mundo.

 


Os Lusíadas, X.

16 Maio 2018, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

"Só para fazer versos deleitosos/ servimos": o discurso sobre a ficção mitológica no canto X d'Os Lusíadas.Influência censória (cf. "Licença" de Frei Bertolameu Ferreira) ou estratégia poética?

A pseudo-profecia: sua tradição; sua projecção no poema camoniano.

O discurso da "Ninfa": euforia e disforia; a emulação dos Antigos e a denúncia do absurdo e da injustiça (os casos de Duarte Pacheco Pereira, D. Francisco de Almeida e Afonso de Albuquerque).

Tétis e a explicação da máquina do mundo: da apresentação do modelo geocêntrico ao percurso cartográfico pela "pousada dos humanos"; a observação da "costa debuxada" - um exercício de pedagogia.