Sumários

Os Lusíadas, X.

14 Maio 2018, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

O episódio da Ilha Namorada: sua dimensão; seu carácter extraordinário.

O discurso do poeta no início e no final do canto X: marcas de um ethos melancólico; a eloquência dos contrastes.

Aspectos de um caminho iniciático: das "alegres vodas" à contemplação da "máquina do mundo".

Um cenário "dantesco": comentário da estrofe 77, à luz da Comedía ("Paradiso").



A écloga dos faunos e o episódio da Ilha Namorada.

9 Maio 2018, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Desenvolvimento do trabalho da aula anterior: comentário da écloga dos faunos.

Memória mitológica: processos de evocação e de alusão; efeitos de variedade e "estranhamento".
Faunos: oradores credíveis?
A écloga dos faunos e o episódio da Ilha dos Amores: pontos de contacto e formas de divergência.
A Ilha dos Amores como discors concordia, coincidentia oppositorum: bestialização e espiritualização.
Leitura do texto de Camões à luz da lição dos Diálogos de Amor, de Leão Hebreu, e de exemplos da tradição iconográfica do Amor (Cupido cego e Cupido vidente - vd. Erwin Panofky, Estudos de Iconologia).
 


A écloga dos faunos.

7 Maio 2018, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

O episódio da Ilha dos Amores e a écloga dos faunos: relações de intertextualidade; aspectos da construção da obra de um autor.

"As doces cantilenas que cantavam": um texto datável de c. 1550?
O género pastoril: raízes clássicas.
"Salices", de Jacopo Sannazzaro; intertexto da écloga camoniana; traços de comunhão, formas de transformação.
Comentário da écloga dos faunos: intróito; personagens, espaço, acção; mundo fabuloso e construção dramática.
O discurso argumentativo na écloga dos faunos: "ethos", "pathos", "logos".  


Os Lusíadas: censura, censuras.

2 Maio 2018, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

A censura de livros e manuscritos nos séculos XVI e XVII em Portugal.

Censura episcopal, censura inquisitorial e censura do Paço: traços para uma caracterização.

Os Índices de livros proibidos e o desempenho dos Inquisidores-Gerais. A figura do "Padre revedor".

Os Lusíadas: censura, censuras. Regras gerais e tratamentos particulares. Exploração de exemplos colhidos nas edições de 1591, 1597, 1612, 1613 e 1626: licença ou reprovação da descrição de Vénus (II, 33-38), da perseguição das ninfas na Ilha Namorada (IX, 69-83) e da "matéria perigosa" (X, 119-120).



"Fantásticas pinturas de alegria": leitura do canto IX d'Os Lusíadas.

30 Abril 2018, 10:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

A perseguição amorosa no episódio da Ilha de Vénus: Veloso e Leonardo; imagens bestiais ("gamos", "galgos", "cão de caçador") e poder órfico ("por ir ouvindo o doce canto"...).

Leonardo, alter ego de Camões: o comentário de Manuel de Faria e Sousa; o discurso da personagem e o discurso lírico do poeta - relações textuais; a exaltação de plenitude e felicidade; "alma, doce, incógnita alegria" ou "fantásticas pinturas de alegria"?