Sumários
Os Lusíadas, X.
14 Maio 2018, 10:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
O episódio da Ilha Namorada: sua dimensão; seu carácter extraordinário.
O discurso do poeta no início e no final do canto X: marcas de um ethos melancólico; a eloquência dos contrastes.
Aspectos de um caminho iniciático: das "alegres vodas" à contemplação da "máquina do mundo".
Um cenário "dantesco": comentário da estrofe 77, à luz da Comedía ("Paradiso").
A écloga dos faunos e o episódio da Ilha Namorada.
9 Maio 2018, 10:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Desenvolvimento do trabalho da aula anterior: comentário da écloga dos faunos.
A écloga dos faunos.
7 Maio 2018, 10:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
O episódio da Ilha dos Amores e a écloga dos faunos: relações de intertextualidade; aspectos da construção da obra de um autor.
O discurso argumentativo na écloga dos faunos: "ethos", "pathos", "logos".
Os Lusíadas: censura, censuras.
2 Maio 2018, 10:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
A censura de livros e manuscritos nos séculos XVI e XVII em Portugal.
Censura episcopal, censura inquisitorial e censura do Paço: traços para uma caracterização.
Os Índices de livros proibidos e o desempenho dos Inquisidores-Gerais. A figura do "Padre revedor".
Os Lusíadas: censura, censuras. Regras gerais e tratamentos particulares. Exploração de exemplos colhidos nas edições de 1591, 1597, 1612, 1613 e 1626: licença ou reprovação da descrição de Vénus (II, 33-38), da perseguição das ninfas na Ilha Namorada (IX, 69-83) e da "matéria perigosa" (X, 119-120).
"Fantásticas pinturas de alegria": leitura do canto IX d'Os Lusíadas.
30 Abril 2018, 10:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
A perseguição amorosa no episódio da Ilha de Vénus: Veloso e Leonardo; imagens bestiais ("gamos", "galgos", "cão de caçador") e poder órfico ("por ir ouvindo o doce canto"...).
Leonardo, alter ego de Camões: o comentário de Manuel de Faria e Sousa; o discurso da personagem e o discurso lírico do poeta - relações textuais; a exaltação de plenitude e felicidade; "alma, doce, incógnita alegria" ou "fantásticas pinturas de alegria"?