Sumários

Conclusão do estudo de Ecce Homo, de F. Nietzsche

18 Março 2022, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo de Ecce Homode F. Nietzsche. Foram compulsados os seguintes capítulos: “Porque escrevo livros tão bons”; “O Crepúsculo dos Ídolos. Como se filosofa com o martelo”; “Porque sou um destino”. Síntese dos temas tratados na aula anterior: a subversão nietzschiana da autobiografia clássica  (a paródia e o humor – a dimensão satírica e irónica da autobiografia nietzschiana); as estratégias retóricas utilizadas pelo autor: o auto-engrandecimento do Eu e a hiperbolização discursiva. Os propósitos que presidem à escrita autobiográfica: a função rectificativa em “Ecce Homo” e o imperativo de justificação; a distinção entre autobiografia e testemunho; a pergunta identitária em “Ecce Homo 



“The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction”, de Walter Benjamin, 1

17 Março 2022, 14:00 Miguel Ramalhete Gomes

Introdução à história e trabalho da "Escola de Frankfurt". Alguns dados biográficos sobre Walter Benjamin. Introdução a “The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction”, de Benjamin, e discussão das primeiras teses do ensaio.

Walter Benjamin. “The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction”. Illuminations, trad. Harry Zorn. Pimlico, 1999, pp. 211-244.


Continuação do estudo de "Ecce Homo", de F. Nietzsche

17 Março 2022, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo de Ecce Homo, de F. Nietzsche. Foram compulsados os seguintes capítulos: “Prefácio”. Reflexão em torno do simbolismo do título (“Ecce Homo”) e sobre o subtítulo (“Como vir a ser aquilo que se é”); a urgência da escrita nietzschiana na fase tardia (comentário sobre um excerto do livro “O Combate com o Demónio”, de Stefan Zweig, Lisboa, Antígona, 2004); o canto da morte, a dança sobre o abismo e a passagem para a loucura. Aula terminada 15 minutos mais cedo em virtude da participação do docente na Comissão Científica do Centro de Estudos Comparatistas, FLUL.


Continuação do estudo de "Ecce Homo", de F. Nietzsche

17 Março 2022, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo de Ecce Homode F. Nietzsche. Foram compulsados os seguintes capítulos: “Prefácio”. Reflexão em torno do simbolismo do título (“Ecce Homo”) e sobre o subtítulo (“Como vir a ser aquilo que se é”); a urgência da escrita nietzschiana na fase tardia (comentário sobre um excerto do livro “O Combate com o Demónio”, de Stefan Zweig, Lisboa, Antígona, 2004); o canto da morte, a dança sobre o abismo e a passagem para a loucura.


Realização da 1ª chamada do 1º exercício escrito da turma.

15 Março 2022, 18:30 Annabela Rita

Realização da 1ª chamada do 1º exercício escrito da turma.