Sumários
Âncoras conceptuais: culturas dominantes e culturas dominadas, a invenção do quotidiano e a teoria crítica da cultura
24 Fevereiro 2022, 09:30 • Ricardo Gil Soeiro
Sistematização dos pontos-chave do
Capítulo II, “A invenção do conceito científico de cultura”, de Denys Cuche, A
noção de cultura nas ciências sociais (2006). O conceito de bricolage,
de Michel de Certeau: a cultura popular enquanto realidade multiforme e
disseminada e o momento de consumo não apenas como um momento alienante, mas como
algo potencialmente criativo. A noção de resistência cultural. Culturas
subalternas e culturas dominantes. Início do estudo da obra Teorias da
Cultura, de Laura Pires.
Âncoras conceptuais: culturas dominantes e culturas dominadas, a invenção do quotidiano e a teoria crítica da cultura
24 Fevereiro 2022, 08:00 • Ricardo Gil Soeiro
Sistematização dos pontos-chave do
Capítulo II, “A invenção do conceito científico de cultura”, de Denys Cuche, A
noção de cultura nas ciências sociais (2006). O conceito de bricolage,
de Michel de Certeau: a cultura popular enquanto realidade multiforme e
disseminada e o momento de consumo não apenas como um momento alienante, mas como
algo potencialmente criativo. A noção de resistência cultural. Culturas
subalternas e culturas dominantes. Início do estudo da obra Teorias da
Cultura, de Laura Pires.
Das Artes na Cultura. O caso da Música.
22 Fevereiro 2022, 18:30 • Annabela Rita
Das Artes da Cultura. O caso da Música: funções; tradição & inovação; identidade &
massificação.
[Case
study] “África em música no século XX português — ou como a arte dos sons,
antes e depois da palavra, pode ser culturalmente (re)significante”.
Intervenção do Doutor Edward Ayres de Abreu
(CESEM-UNL, Director do MPMP e da revista GLOSAS).
Como habitualmente, toda a documentação complementar para o aprofundamento do tema abordado é enviada directamente aos alunos por e-mail.
Das Artes na Cultura. O caso da Música.
22 Fevereiro 2022, 17:00 • Annabela Rita
Das Artes da Cultura. O caso da Música: funções; tradição & inovação; identidade &
massificação.
[Case
study] “África em música no século XX português — ou como a arte dos sons,
antes e depois da palavra, pode ser culturalmente (re)significante”.
Intervenção do Doutor Edward Ayres de Abreu
(CESEM-UNL, Director do MPMP e da revista GLOSAS).
Como habitualmente, toda a documentação complementar para o aprofundamento do tema abordado é enviada directamente aos alunos por e-mail.