Sumários

Âncoras conceptuais: culturas dominantes e culturas dominadas, a invenção do quotidiano e a teoria crítica da cultura

24 Fevereiro 2022, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Sistematização dos pontos-chave do Capítulo II, “A invenção do conceito científico de cultura”, de Denys Cuche, A noção de cultura nas ciências sociais (2006). O conceito de bricolage, de Michel de Certeau: a cultura popular enquanto realidade multiforme e disseminada e o momento de consumo não apenas como um momento alienante, mas como algo potencialmente criativo. A noção de resistência cultural. Culturas subalternas e culturas dominantes. Início do estudo da obra Teorias da Cultura, de Laura Pires.


Âncoras conceptuais: culturas dominantes e culturas dominadas, a invenção do quotidiano e a teoria crítica da cultura

24 Fevereiro 2022, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Sistematização dos pontos-chave do Capítulo II, “A invenção do conceito científico de cultura”, de Denys Cuche, A noção de cultura nas ciências sociais (2006). O conceito de bricolage, de Michel de Certeau: a cultura popular enquanto realidade multiforme e disseminada e o momento de consumo não apenas como um momento alienante, mas como algo potencialmente criativo. A noção de resistência cultural. Culturas subalternas e culturas dominantes. Início do estudo da obra Teorias da Cultura, de Laura Pires.



Das Artes na Cultura. O caso da Música.

22 Fevereiro 2022, 18:30 Annabela Rita

Das Artes da Cultura. O caso da Música: funções; tradição & inovação; identidade & massificação.

[Case study] “África em música no século XX português — ou como a arte dos sons, antes e depois da palavra, pode ser culturalmente (re)significante”. Intervenção do Doutor Edward Ayres de Abreu (CESEM-UNL,  Director do MPMP e da revista GLOSAS).

Como habitualmente, toda a documentação complementar para o aprofundamento do tema abordado é enviada directamente aos alunos por e-mail.


Das Artes na Cultura. O caso da Música.

22 Fevereiro 2022, 17:00 Annabela Rita

Das Artes da Cultura. O caso da Música: funções; tradição & inovação; identidade & massificação.

[Case study] “África em música no século XX português — ou como a arte dos sons, antes e depois da palavra, pode ser culturalmente (re)significante”. Intervenção do Doutor Edward Ayres de Abreu (CESEM-UNL,  Director do MPMP e da revista GLOSAS).

Como habitualmente, toda a documentação complementar para o aprofundamento do tema abordado é enviada directamente aos alunos por e-mail.


Homo Ludens e Homo Faber

22 Fevereiro 2022, 11:00 Mário Vítor Bastos

Homo Ludens e Homo Faber


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