Sumários

Apresentação e comentário do programa da Unidade Curricular

28 Janeiro 2022, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Apresentação e comentário do programa da Unidade Curricular. Estruturando-se em duas secções que procuram fornecer distintos pontos de mira para a inquirição em torno do conceito de “cultura” (I. Pontos cardeais e II. Pontos luminosos, na formulação de Ezra Pound, punti luminosi), a disciplina de O Estudo das Culturas visa familiarizar os alunos com os instrumentos conceptuais e metodológicos adequados ao estudo do polimórfico conceito de cultura. Promovendo uma abordagem interdisciplinar, a disciplina pretende proporcionar uma reflexão heteróclita sobre um amplo conjunto de questões, tendo em vista a promoção de um debate sobre os mais prementes temas desta área de estudo. Para o efeito, socorrer-nos-emos dos mais diversos instrumentos conceptuais, estabelecendo diálogo com a teoria crítica, a tradição cultural, a memória histórica e a experiência da contemporaneidade. Procurar-se-á ainda reflectir sobre a cultura numa perspectiva contra-hegemónica (dos estudos culturais aos estudos pós-coloniais), não deixando de se compulsar os novos horizontes culturais para os estudos humanísticos, auscultando a singularidade das artes e culturas pós-humanistas. A disciplina funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da FLUL. A classificação final resulta da média ponderada dos seguintes elementos obrigatórios: Teste escrito I (25%), Teste escrito II (45%), Ensaio Final (30%); é valorizada ainda a participação activa dos estudantes nas aulas e o seu envolvimento na discussão crítica das leituras efectuadas (5%). Comentário aos materiais de leitura obrigatória da disciplina, nomeadamente aos textos incluídos na Antologia – O ESTUDO DAS CULTURAS (disponível na Reprografia Vermelha, FLUL). 


Apresentação e comentário do programa da Unidade Curricular

28 Janeiro 2022, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Apresentação e comentário do programa da Unidade Curricular. Estruturando-se em duas secções que procuram fornecer distintos pontos de mira para a inquirição em torno do conceito de “cultura” (I. Pontos cardeais e II. Pontos luminosos, na formulação de Ezra Pound, punti luminosi), a disciplina de O Estudo das Culturas visa familiarizar os alunos com os instrumentos conceptuais e metodológicos adequados ao estudo do polimórfico conceito de cultura. Promovendo uma abordagem interdisciplinar, a disciplina pretende proporcionar uma reflexão heteróclita sobre um amplo conjunto de questões, tendo em vista a promoção de um debate sobre os mais prementes temas desta área de estudo. Para o efeito, socorrer-nos-emos dos mais diversos instrumentos conceptuais, estabelecendo diálogo com a teoria crítica, a tradição cultural, a memória histórica e a experiência da contemporaneidade. Procurar-se-á ainda reflectir sobre a cultura numa perspectiva contra-hegemónica (dos estudos culturais aos estudos pós-coloniais), não deixando de se compulsar os novos horizontes culturais para os estudos humanísticos, auscultando a singularidade das artes e culturas pós-humanistas. A disciplina funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da FLUL. A classificação final resulta da média ponderada dos seguintes elementos obrigatórios: Teste escrito I (25%), Teste escrito II (45%), Ensaio Final (30%); é valorizada ainda a participação activa dos estudantes nas aulas e o seu envolvimento na discussão crítica das leituras efectuadas (5%). Comentário aos materiais de leitura obrigatória da disciplina, nomeadamente aos textos incluídos na Antologia – O ESTUDO DAS CULTURAS (disponível na Reprografia Vermelha, FLUL). 


Introdução ao estudo das culturas e exposição de métodos e objetos. As culturas europeias a pensarem-se a si mesmas – uma herança problemática 1

27 Janeiro 2022, 14:00 Miguel Ramalhete Gomes

Programa da unidade curricular: o ensaio sobre a cultura e contextos de crise; avaliação; exploração preliminar de conceitos de cultura.


Participação do Docente na Formação Pedagógica para Docentes (Reitoria da Universidade de Lisboa)

27 Janeiro 2022, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Participação do Docente na Formação Pedagógica para Docentes (Reitoria da Universidade de Lisboa). Formação em torno do Google Jamboard em contexto de sala de aula. Valências exploradas: as potencialidades da utilização do Jamboard – um quadro branco digital gratuito do Google – em trabalhos colaborativos. Formação predominantemente prática, utilizando, partilhando e criando templates Jamboard para utilização em sala de aula.


Participação do Docente na Formação Pedagógica para Docentes (Reitoria da Universidade de Lisboa)

27 Janeiro 2022, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Participação do Docente na Formação Pedagógica para Docentes (Reitoria da Universidade de Lisboa). Formação em torno do Google Jamboard em contexto de sala de aula. Valências exploradas: as potencialidades da utilização do Jamboard – um quadro branco digital gratuito do Google – em trabalhos colaborativos. Formação predominantemente prática, utilizando, partilhando e criando templates Jamboard para utilização em sala de aula.