Sumários
Aula nº11
21 Outubro 2025, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
2.3.2. Questões do presente sobre o futuro. O medo da morte colectiva da humanidade no pensamento apocalíptico do primeiro quartel do séc. XXI. Três filmes: «AI – Inteligência Artificial» (2001) de Steven Spielberg, a partir de um projecto de Stanley Kubrick; «A Estrada» (2009), de John Hillcoat; «O Cavalo de Turim» (2011), de Béla Tarr e Ágnes Hranitzty. O pensamento apocalíptico, nas suas múltiplas expressões culturais, como pensamento estimativo de antecipação dos riscos que enfrenta o futuro da humanidade. A questão do futuro da humanidade, como a grande questão do homem contemporâneo – homem assustado (homo territus). O pensamento estimativo da filosofia: nem técnico nem militantemente parcial; a necessidade de uma visão de conjunto. Um levantamento de questões do presente sobre o futuro.
Aula nº11
21 Outubro 2025, 09:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
2.3.2. Questões do presente sobre o futuro. O medo da morte colectiva da humanidade no pensamento apocalíptico do primeiro quartel do séc. XXI. Três filmes: «AI – Inteligência Artificial» (2001) de Steven Spielberg, a partir de um projecto de Stanley Kubrick; «A Estrada» (2009), de John Hillcoat; «O Cavalo de Turim» (2011), de Béla Tarr e Ágnes Hranitzty. O pensamento apocalíptico, nas suas múltiplas expressões culturais, como pensamento estimativo de antecipação dos riscos que enfrenta o futuro da humanidade. A questão do futuro da humanidade, como a grande questão do homem contemporâneo – homem assustado (homo territus). O pensamento estimativo da filosofia: nem técnico nem militantemente parcial; a necessidade de uma visão de conjunto. Um levantamento de questões do presente sobre o futuro.
Aula nº10
17 Outubro 2025, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
2.3. Que me é permitido esperar? Questões sobre o futuro.
2.3.1. Questões clássicas: a questão dos futuros contingentes e a solução lógica de Aristóteles; a questão da liberdade ou presciência e a solução compatibilista de Santo Agostinho; a questão da liberdade ou determinismo e as tendências deterministas da tecnociência no mundo contemporâneo. A questão da morte, e da vida depois da morte: subjacente à pergunta de Kant «que me é permitido esperar?»; a atitude de Sócrates (Platão, Apologia de Sócrates); Platão e os argumentos a favor da imortalidade da alma (Fédon), com base no conhecimento de verdades imutáveis e no dualismo antropológico; Aristóteles contra o dualismo antropológico, a favor da mortalidade da alma; a filosofia contemporânea da mente e o abandono da questão clássica da imortalidade da alma; as experiências de quase morte e o regresso do dualismo antropológico no espaço público; a religião como reduto da questão da morte e as principais tendências religiosas sobre a esperança numa vida futura; a dificuldade de aceitar a irreversibilidade da vida e da morte, e a necessidade de ocupar bem a vida.
Aula nº10
17 Outubro 2025, 09:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
2.3. Que me é permitido esperar? Questões sobre o futuro.
2.3.1. Questões clássicas: a questão dos futuros contingentes e a solução lógica de Aristóteles; a questão da liberdade ou presciência e a solução compatibilista de Santo Agostinho; a questão da liberdade ou determinismo e as tendências deterministas da tecnociência no mundo contemporâneo. A questão da morte, e da vida depois da morte: subjacente à pergunta de Kant «que me é permitido esperar?»; a atitude de Sócrates (Platão, Apologia de Sócrates); Platão e os argumentos a favor da imortalidade da alma (Fédon), com base no conhecimento de verdades imutáveis e no dualismo antropológico; Aristóteles contra o dualismo antropológico, a favor da mortalidade da alma; a filosofia contemporânea da mente e o abandono da questão clássica da imortalidade da alma; as experiências de quase morte e o regresso do dualismo antropológico no espaço público; a religião como reduto da questão da morte e as principais tendências religiosas sobre a esperança numa vida futura; a dificuldade de aceitar a irreversibilidade da vida e da morte, e a necessidade de ocupar bem a vida.
Aula nº9
14 Outubro 2025, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
2.2.2. Ética das virtudes e ética da empatia: uma analogia. A ética da empatia como uma arte do justo meio entre a auto-estima e o altruísmo. A «regra de ouro» como máxima geral da empatia. A ética como «morada do homem». Até onde se estende o conceito de outros em ética? Novos capítulos da ética: bioética ou ética para as ciências da vida; ética animal; ética ambiental e da Terra; ética para os robôs.