Sumários
Aula nº20
21 Novembro 2025, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Recapitulação de: 2.2. Que devo fazer? Questões de pensamento ético. As questões a partir das respostas: Textos 26-34.Texto 26 = respostas às questões: que espécies de bens é que há? A que espécie de bem pertence a justiça? Texto 27 = resposta à questão: fazer o bem compensa? Texto 28 = resposta à questão: o que é a justiça? Texto 29 = respostas às questões: o que é que faz parte da felicidade? As paixões são um mal? Textos 31-34, sobre a ética. Texto 30 = resposta à questão: o que é a ética? Texto 31 = resposta à questão: até onde se estende a ética? Texto 32 = resposta à questão: quais são os requisitos do que é ético? Texto 33 = resposta à questão: o que é pensar bioeticamente? Texto 34 = resposta à questão: qual é a origem da ética?
Aula nº20
21 Novembro 2025, 09:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Apresentações orais com debate: Mafalda Afonso, Pedro Silva, Lara de Oliveira.
Aula nº19
18 Novembro 2025, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
3.3. A filosofia e a sua expressão: atitude, fala ou escrita? As questões a partir das respostas: Textos 65-74. 3.3.1. A fala e a escrita. Texto 65 = resposta à questão: qual é o valor da escrita para o género humano? Texto 66 = resposta à questão: quais são as características do discurso escrito? Texto 67 = resposta diferente à mesma questão. Texto 68 = resposta à questão: como é que o suporte do texto (rolo, caderno, livro impresso, texto electrónico) condiciona o leitor? Texto 69 = resposta à questão: há ainda interesse pelos grandes textos do Ocidente?
3.3.2. A importância da escola. Texto 70 = resposta à questão: como deve ser a escola? Texto 71 = resposta à questão: como deve ser a universidade? Texto 72 = resposta à questão: como é hoje a universidade? Texto 73 = resposta à questão explícita: «Uma meritocracia perfeita seria justa?» Texto 74 = resposta à questão: qual é a história do Departamento de Filosofia da FLUL?
Aula nº19
18 Novembro 2025, 09:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
3.3. A filosofia e a sua expressão: atitude, fala ou escrita?
3.3.1. A fala e a escrita. O questionamento radical da fala em Santo Agostinho: as referências do autor de Confissões aos tempos de escola; a crítica da eficácia da linguagem para o conhecimento, no diálogo O Mestre. O questionamento radical da escrita em Platão: o mito sobre a origem da escrita no diálogo Fedro; a crítica da escrita como um discurso morto, incapaz de se defender e de fazer germinar outros discursos. Contra Platão: a escrita faz germinar os discursos de interpretação. Paul Ricoeur: a nova prioridade da escrita; a autonomização do texto e a dupla ocultação do escritor e do leitor. A comunicação nas redes sociais: diálogo ou representação?
Aula nº18
14 Novembro 2025, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Apresentações orais com debate: Madalena Pereira, Soraia Monteiro.
3.3.1. A fala e a escrita. O questionamento radical da técnica em Heidegger: a negação do carácter instrumental da técnica moderna; o destino da filosofia (poesia, disciplinas, cibernética). A tecnologia de inteligência artificial, uma máquina de aprender, capaz de falar e escrever: vantagens e riscos.