Sumários
A filosofia e a sua história. O valor e as grandes divisões da história da filosofia
14 Dezembro 2016, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº12 (14/ 12/ 16)
A filosofia e a sua história. O valor e as grandes divisões da história da filosofia.
Textos de uso lectivo sobre a filosofia e a escrita: PLATÃO, Fedro 274 c – 275 b (trad. José Ribeiro Ferreira, Lisboa, Edições 70, 2009, pp.119-121); PLATÃO, Fedro 275 d – 276 b, 276 e – 277 a (trad. José Ribeiro Ferreira, Lisboa, Edições 70, 2009, pp.122-123, 125); Paul RICOEUR, “O que é um Texto”, in Do Texto à Acção. Ensaios de Hermenêutica II, trad. Alcino Cartaxo e Maria José Sarabando, Lisboa, RÉS-Editora, s/d, pp. 142-143; Roger CHARTIER, A Ordem dos Livros, trad. Leonor Graça, Lisboa, Veja, 1997, pp.142-143, 145-148. Arguições por Inês Corte-Real e Carolina Couto.Apesentação de projectos
12 Dezembro 2016, 11:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Adauto Clemente |
Bildung: Nietzsche/ Psicanálise |
Alexandre Amaro |
Doutrina e Educação: Santo Agostinho e Espinosa |
Ana Oliveira, |
António Sérgio e Kant, Como aprender a Filosofia |
Ana Marques |
Desejo, Epicuro e Espinosa |
Ana Rita Vieira |
Kant, Schopenhauer: ensino / educação da Filosofia O ensino da Filosofia e o professor como filósofo |
Artur Martinho |
Aristóteles e Descartes: Conhecimento e Deus |
Bianca Santos |
Expressão,ensino e arte, Feuerbach, Beuys |
Clayton Silva, |
Verdade como Revelação, Descartes e São João |
David Frazer, |
Introspecção, Descartes, Manual Exército, |
Débora Costa |
Eu: Santo Agostinho/ Nietzsche: Eu |
Diana Francês |
Comenius, Rousseau, sobre Educação |
Diogo Costa, |
Educação, Hegel, Schopenhauer * |
Diogo Pinto |
Alma/ O conhecimento, Platão, Santo Agostinho |
Elio Rodrigues |
Liberdade: comparação entre Espinosa e Nietzsche |
Gastao Neto |
Tempo em Santo Agostinho/ Hannah Arendt |
Gonçalo Fonseca |
Eu, identidade, liberdade, caminho: Nietzsche e Lao Tse |
Hugo Assis |
Do problema dos valores: Nietzsche e A. Camus |
Inês Ferro |
Felicidade em Epicuro e Aristóteles* |
Inês Reis |
São Tomás de Aquino e Agostinho da Silva. Como atingir a Sabedoria e o pensamento livre |
Joana Bessa, |
Igualdade de género, Musonius Rufus, M. Luisa Ribeiro Ferreira |
Joana Matroca |
Alma, Desejo, Vontade, Aristóteles, Fernando Pessoa |
João Amaral, |
Epicuro, Descartes* |
João Carvalho |
Uma pedagogia do silêncio. Simone Weil e Pablo d’Ors |
João Duarte |
Consciência, Nietzsche, Freud |
João Miranda |
Comunicação, Pensamento e linguagem, Santo Agostinho e Feuerbach |
João Oliveira |
Verdade/ realidade, Descartes, Orwell |
José Reis |
Felicidade: obtenção Epicuro, Hermann Hesse |
Júlia Rodrigues |
Decadência, Arendt, David Forster Wallace |
Leonor Revez, |
Ataraxia.Epicuro, Ricardo Reis |
Lizzian Coimbra |
O sistema educacional ideal: Kant e Russell, Machaqueiro |
Luis Narciso |
Descartes, Espinosa, sobre Deus |
Luis Neves, |
Filosofia da religião, Howard Kahane, Elliott Sober |
Luis Ruivo |
Educação: Nietzsche e Bertrand Russell |
Manuel Correia |
Liberdade: Nietzsche, Arendt |
Maria Andrade, |
Educação, Santo Agostinho, Russell* |
Mariana Pereira |
O Poder do Uno, Unidade, Plotino e Pedro da Fonseca |
Mateus Esteves |
Epicuro e São Paulo: problemática da morte |
Mónica Fernandes |
Nietzsche, F. Pessoa |
Nuno Santos |
Ascese filosófico. O conceito em Agostinho da Silva e Antero de Quental. |
Paulo Rascão, |
Imagem, Platão e Gilles Deleuze |
Ricardo Simões |
Educação: Feuerbach e Nietzsche |
Rita Dias |
Virtude, Aristóteles, Kant |
Sara Silva |
Necessidade: Hegel, Ortega y Gasset |
Sebastião Gomes |
Amor à Sabedoria, Platão, Schopenhauer |
Sofia Ramires |
Saber/ Humildade: Michel Serres, Heraclito, Steiner |
Vânia Machado |
Nietzsche, Russell, Liberdade |
ENTREGA DO TRABALHO FINAL
Até 6 de JANEIRO - Na D. Isabel (Departamento de Filosofia).
O calendário das Entrevistas Finais (obrigatórias) deverá ser preenchido por cada aluno.
Para a Entrevista Final deverá trazer os Exercícios Preparatórios já classificados.
A filosofia e as suas divisões. As correntes filosóficas
7 Dezembro 2016, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº11 (7/ 12/ 16)
A filosofia e as suas divisões. As correntes filosóficas.
Textos de uso lectivo sobre correntes clássicas da filosofia: Carlos Silva, “Aristotelismo”, Logos. Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia, vol. 1, Lisboa / São Paulo, Editorial Verbo, 1989, cc.408-409; Simon Blackburn, “cepticismo”, Dicionário de Filosofia, Desidério Murcho et alia (trad.), Lisboa, Gradiva, 1997, p.63; G. W. F. Hegel, Introdução às Lições sobre História da Filosofia, trad. José Barata-Moura, Porto, Porto Editora, 1995, pp.45-47. Apresentações por Frederico Carvalho e Ana Ribeiro. Arguição por Bernardo Santos.
Projectos apresentados 5 Dezembro
5 Dezembro 2016, 11:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Projectos apresentados 5 Dezembro
João Carvalho |
Uma pedagogia do silêncio. Simone Weil e Pablo d’Ors |
Miguel Marques |
Plotino, Pedro da Fonseca. Sobre os Universais.. (sem Ex. 2). 12 Dez. |
Ana Rita Vieira |
Kant, Schopenhauer: ensino / educação da Filosofia O ensino da Filosofia e o professor como filósofo |
Diana Francês |
Comenius, Rousseau, sobre Educação |
Luis Narciso |
Descartes, Espinosa, sobre Deus |
João Miranda |
Comunicação, Pensamento e linguagem, Santo Agostinho e Feuerbach |
Ana Marques |
Desejo, Epicuro e Espinosa |
José Reis |
Felicidade: obtenção Epicuro, Hermann Hesse |
Gonçalo Fonseca |
Eu, identidade, liberdade, caminho: Nietzsche e Lao Tse |
Bianca Santos |
Expressão,ensino e arte, Feuerbach, Beuys |
João Oliveira |
Verdade/ realidade, Descartes, Orwell |
Manuel Correia |
Liberdade:Nietzsche, Arendt |
Sofia Ramires |
Saber/ Humildade: Michel Serres, Heraclito, Steiner |
Júlia Rodrigues |
Decadência, Arendt, David Forster Wallace |
Sara Silva |
Necessidade: Hegel, Ortega y Gasset |
Joana Matroca |
Alma, Desejo, Vontade, Aristóteles, Fernando Pessoa |
Próxima aula
Apresentação dos projectos restantes
Indicação dos alunos com frequência na cadeira
A filosofia e as suas divisões. As divisões curriculares
30 Novembro 2016, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Aula nº10 (30/ 11/ 16)
A filosofia e as suas divisões. As divisões curriculares.
Textos de uso lectivo sobre divisões da filosofia contemporânea: Pedro Alves, “Apresentação da Tradução Portuguesa”, in Edmund Husserl, Investigações Lógicas, Segundo Volume, Parte I: Investigações para a Fenomenologia e a Teoria do Conhecimento, trad. Pedro M. S. Alves e Carlos A. Morujão, Lisboa, CFUL / FCT, 2007, pp.13-14; Wolfgang Stegmüller, A Filosofia Contemporânea. Introdução crítica, Vol. 1, trad. port. (br.), São Paulo, EPU / Ed. da Universidade de São Paulo, 1977, pp.10-12. Apresentações por Clara Sobral e por Maria Biscaia; arguição por Joaquim Silva.
Textos de uso lectivo sobre correntes clássicas da filosofia: Carlos Silva, “Platonismo”, Logos. Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia, vol. 4, Lisboa / São Paulo, Editorial Verbo, 1992, cc.238-239. Apresentação por Inês Corte Real.