Sumários

A filosofia e a sua história. O valor e as grandes divisões da história da filosofia

14 Dezembro 2016, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº12 (14/ 12/ 16)

A filosofia e a sua história. O valor e as grandes divisões da história da filosofia.

Textos de uso lectivo sobre a filosofia e a escrita: PLATÃO, Fedro 274 c – 275 b (trad. José Ribeiro Ferreira, Lisboa, Edições 70, 2009, pp.119-121); PLATÃO, Fedro 275 d – 276 b, 276 e – 277 a (trad. José Ribeiro Ferreira, Lisboa, Edições 70, 2009, pp.122-123, 125); Paul RICOEUR, “O que é um Texto”, in Do Texto à Acção. Ensaios de Hermenêutica II, trad. Alcino Cartaxo e Maria José Sarabando, Lisboa, RÉS-Editora, s/d, pp. 142-143; Roger CHARTIER, A Ordem dos Livros, trad. Leonor Graça, Lisboa, Veja, 1997, pp.142-143, 145-148. Arguições por Inês Corte-Real e Carolina Couto. 


Apesentação de projectos

12 Dezembro 2016, 11:00 Adriana Veríssimo Serrão

 

 

Adauto Clemente

Bildung: Nietzsche/ Psicanálise

Alexandre Amaro

Doutrina e Educação: Santo Agostinho e Espinosa

Ana Oliveira,

António Sérgio e Kant, Como aprender a Filosofia

Ana Marques

Desejo, Epicuro e Espinosa

Ana Rita Vieira

Kant, Schopenhauer: ensino / educação da Filosofia

O ensino da Filosofia e o professor como filósofo

Artur Martinho

Aristóteles e Descartes: Conhecimento e Deus

Bianca Santos

Expressão,ensino e arte, Feuerbach, Beuys

Clayton Silva,

Verdade como Revelação, Descartes e São João

David Frazer,

Introspecção, Descartes, Manual Exército,

Débora Costa

Eu: Santo Agostinho/ Nietzsche: Eu

Diana Francês

Comenius, Rousseau, sobre Educação

Diogo Costa,

Educação, Hegel, Schopenhauer *

Diogo Pinto

Alma/ O conhecimento, Platão, Santo Agostinho

Elio Rodrigues

Liberdade: comparação entre Espinosa e Nietzsche

Gastao Neto

Tempo em Santo Agostinho/ Hannah Arendt

Gonçalo Fonseca

Eu, identidade, liberdade, caminho: Nietzsche e Lao Tse

Hugo Assis

Do problema dos valores: Nietzsche e A. Camus

Inês Ferro

Felicidade em Epicuro e Aristóteles*

Inês Reis

São Tomás de Aquino e Agostinho da Silva. Como atingir a Sabedoria e o pensamento livre

Joana Bessa,

Igualdade de género, Musonius Rufus, M. Luisa Ribeiro Ferreira

Joana Matroca

Alma, Desejo, Vontade, Aristóteles, Fernando Pessoa

João Amaral,

Epicuro, Descartes*

João Carvalho

Uma pedagogia do silêncio. Simone Weil e Pablo d’Ors

João Duarte

Consciência, Nietzsche, Freud

João Miranda

Comunicação, Pensamento e linguagem, Santo Agostinho e Feuerbach

João Oliveira

Verdade/ realidade, Descartes, Orwell

José Reis

Felicidade: obtenção Epicuro, Hermann Hesse

Júlia Rodrigues

Decadência, Arendt, David Forster Wallace

Leonor Revez,

Ataraxia.Epicuro, Ricardo Reis

Lizzian Coimbra

O sistema educacional ideal: Kant e Russell, Machaqueiro

Luis Narciso

Descartes, Espinosa, sobre Deus

Luis Neves,

Filosofia da religião, Howard Kahane, Elliott Sober

Luis Ruivo

Educação: Nietzsche e Bertrand Russell

Manuel Correia

Liberdade: Nietzsche, Arendt

Maria Andrade,

Educação, Santo Agostinho, Russell*

Mariana Pereira

O Poder do Uno, Unidade, Plotino e Pedro da Fonseca

Mateus Esteves

Epicuro e São Paulo: problemática da morte

Mónica Fernandes

Nietzsche, F. Pessoa

Nuno Santos

Ascese filosófico. O conceito em Agostinho da Silva e Antero de Quental.

Paulo Rascão,

Imagem, Platão e Gilles Deleuze

Ricardo Simões

Educação: Feuerbach e Nietzsche

Rita Dias

Virtude, Aristóteles, Kant

Sara Silva

Necessidade: Hegel, Ortega y Gasset

Sebastião Gomes

Amor à Sabedoria, Platão, Schopenhauer

Sofia Ramires

Saber/ Humildade: Michel Serres, Heraclito, Steiner

Vânia Machado

Nietzsche, Russell, Liberdade

 

 

 

ENTREGA DO TRABALHO FINAL

Até 6 de JANEIRO - Na D. Isabel (Departamento de Filosofia).

O calendário das Entrevistas Finais (obrigatórias) deverá ser preenchido por cada aluno.

Para a Entrevista Final deverá trazer os Exercícios Preparatórios já classificados.


A filosofia e as suas divisões. As correntes filosóficas

7 Dezembro 2016, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº11 (7/ 12/ 16)

A filosofia e as suas divisões. As correntes filosóficas.

Textos de uso lectivo sobre correntes clássicas da filosofia: Carlos Silva, “Aristotelismo”, Logos. Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia, vol. 1, Lisboa / São Paulo, Editorial Verbo, 1989, cc.408-409; Simon Blackburn, “cepticismo”, Dicionário de Filosofia, Desidério Murcho et alia (trad.), Lisboa, Gradiva, 1997, p.63; G. W. F. Hegel, Introdução às Lições sobre História da Filosofia, trad. José Barata-Moura, Porto, Porto Editora, 1995, pp.45-47. Apresentações por Frederico Carvalho e Ana Ribeiro. Arguição por Bernardo Santos.


Projectos apresentados 5 Dezembro

5 Dezembro 2016, 11:00 Adriana Veríssimo Serrão

Projectos apresentados 5 Dezembro

 

João Carvalho

Uma pedagogia do silêncio. Simone Weil e Pablo d’Ors

Miguel Marques

Plotino, Pedro da Fonseca. Sobre os Universais.. (sem Ex. 2).

12 Dez.

Ana Rita Vieira

Kant, Schopenhauer: ensino / educação da Filosofia

O ensino da Filosofia e o professor como filósofo

Diana Francês

Comenius, Rousseau, sobre Educação

Luis Narciso

Descartes, Espinosa, sobre Deus

João Miranda

Comunicação, Pensamento e linguagem, Santo Agostinho e Feuerbach

Ana Marques

Desejo, Epicuro e Espinosa

José Reis

Felicidade: obtenção Epicuro, Hermann Hesse

Gonçalo Fonseca

Eu, identidade, liberdade, caminho: Nietzsche e Lao Tse

Bianca Santos

Expressão,ensino e arte, Feuerbach, Beuys

João Oliveira

Verdade/ realidade, Descartes, Orwell

Manuel Correia

Liberdade:Nietzsche, Arendt

Sofia Ramires

Saber/ Humildade: Michel Serres, Heraclito, Steiner

Júlia Rodrigues

Decadência, Arendt, David Forster Wallace

Sara Silva

Necessidade: Hegel, Ortega y Gasset

Joana Matroca

Alma, Desejo, Vontade, Aristóteles, Fernando Pessoa

 

 

 

 

 

Próxima aula

Apresentação dos  projectos restantes

Indicação dos alunos com frequência na cadeira


A filosofia e as suas divisões. As divisões curriculares

30 Novembro 2016, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº10 (30/ 11/ 16)

A filosofia e as suas divisões. As divisões curriculares.

Textos de uso lectivo sobre divisões da filosofia contemporânea: Pedro Alves, “Apresentação da Tradução Portuguesa”, in Edmund Husserl, Investigações Lógicas, Segundo Volume, Parte I: Investigações para a Fenomenologia e a Teoria do Conhecimento, trad. Pedro M. S. Alves e Carlos A. Morujão, Lisboa, CFUL / FCT, 2007, pp.13-14; Wolfgang Stegmüller, A Filosofia Contemporânea. Introdução crítica, Vol. 1, trad. port. (br.), São Paulo, EPU / Ed. da Universidade de São Paulo, 1977, pp.10-12. Apresentações por Clara Sobral e por Maria Biscaia; arguição por Joaquim Silva.

Textos de uso lectivo sobre correntes clássicas da filosofia: Carlos Silva, “Platonismo”, Logos. Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia, vol. 4, Lisboa / São Paulo, Editorial Verbo, 1992, cc.238-239. Apresentação por Inês Corte Real.