Sumários

A filosofia e as suas questões. Da origem das ideias aos princípios da acção

9 Novembro 2016, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº7 (9/ 11/ 16)

A filosofia e as suas questões. Da questão da origem das ideias à questão dos princípios da acção.

Textos de uso lectivo sobre a ética: M. C. Patrão Neves e W. Osswald, Bioética Simples, Lisboa, Verbo, 2008, pp.8-9; Cristina Beckert, “Ética animal: uma contradição nos termos?”, in C. Beckert (Coord.), Ética Ambiental. Uma Ética para o Futuro, Lisboa, CFUL, 2003, p.65. Apresentação por André Crispim e Madalena Quintela.


EXEMPLIFICAÇÃO a partir de dois textos “Nietzsche – O filósofo como educador” (1873-1876), “Ludwig Feuerbach – O ensino da filosofia como prática dialógica”

7 Novembro 2016, 11:00 Adriana Veríssimo Serrão

EXEMPLIFICAÇÃO a partir de dois textos:

Textos de trabalho: “Nietzsche – O filósofo como educador” (1873-1876), op. cit., pp. 178-187.

“Ludwig Feuerbach – O ensino da filosofia como prática dialógica” (1839), op. cit., pp. 174-177.

Comparação:

A. Semelhanças

B. Diferenças

 

Conceitos: ?????????????????

 Teses:

O jovem aspira à liberdade.

Este caminho não está pronto: “No mundo existe apenas um caminho que só tu poderás percorrer.”

E não tem uma meta pré-determinada.

Liberdade é “encontrar-se a si mesmo” (conhecer-se a si mesmo).

A via não é a introversão até ao “poço do seu ser”.

É voltar-se para a sua vida anterior e perguntar: “Que amaste tu verdadeiramente até agora?”

Identificar e comparar os objectos que atraíram a alma.

Captar nessa série “a lei fundamental do teu verdadeiro Eu.”

“a tua verdadeira essência não está escondida […] em ti, está colocada infinitamente acima de ti”.

O educador é aquele que liberta o educando.

 

Teses centrais:

Liberdade é encontrar-se a si mesmo, através da extirpação de falsos valores.

Os verdadeiros educadores (formadores) contribuem para esta libertação. São reveladores de um caminho.

Encontramo-nos a nós próprios mediante o exemplo e a recordação dos nossos mestres.

Questão: Quem foram os educadores de Nietzsche?

Schopenhauer: através da leitura das obras, interrog.. apresentando outra realidade, “despertando de um sono dogmático”, mostra “o que ele pode vir a ser”, para além das modas do tempo, da opinião,

reformular a nossa mundividência

“ver sem ser com os meus olhos”

Experiência que transforma …

Uma experiência estética que não conseguimos explicar…

Devir, futuro.

 

 

 

 Feuerbach

Conceitos: ?????????????????

 

Teses:

Ensinar é apelar a uma faculdade activa (do aluno, do leitor, do ouvinte).

Esta faculdade pressupõe a razão, uma “medida comum”.

Ensinar é demonstrar, e demonstrar é exprimir um pensamento através da linguagem.

A linguagem é o meio pelo qual o meu pensar se converte em pensar do outro, ou “uma mediação do Eu e do Tu”.

“O impulso para a comunicação é um impulso originário”.

 

Teses centrais:

Uma concepção intersubjectiva (ou dialógica) da verdade: “Pensamento verdadeiro é aquele no qual Eu e Tu se unem”.

A estreita correlação entre pensamento e linguagem: as formas da razão são formas de expressão.

 

Apresentação dos textos de Santo Agostinho e de Espinosa.

 

 

 

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A filosofia e as suas questões. As três questões kantianas da filosofia

2 Novembro 2016, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº6 (2/ 11/ 16)

A filosofia e as suas questões. As três questões kantianas da filosofia: organização de um trabalho escrito a partir dos textos (de uso lectivo) de Kant e sobre Kant.

Questionando a dúvida e a certeza, com um texto de uso lectivo (conclusão): Ludwig WITTGENSTEIN, Da Certeza, §§61-65, 121-131, 140-144, 220-225, 291-299, Edição bilingue, trad. Maria Elisa Costa, rev. António Fidalgo, Lisboa, Edições 70, 1990, pp.31, 47-49, 53, 69-71, 87. Apresentação por Camões Gabriel e arguições por Beatriz Faria e Frederico Carvalho.

Textos de uso lectivo sobre os bens: PLATÃO, República II, 357 b – 358 a (Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1976², pp.53-54); BOÉCIO, Consolação da Filosofia, IV, P.3 (Tradução de Luís M.G. Cerqueira, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2011, pp.137-138). Apresentação por Carolina Couto e Gonçalo Gomes e arguições por Maria Garcia e Inês Corte Real.


PREPARAÇÃO DO TRABALHO DE TTF/EF

31 Outubro 2016, 11:00 Adriana Veríssimo Serrão

PREPARAÇÃO DO TRABALHO DE TTF/EF

 

 

– Escolha de dois autores/ dois textos, um dos quais do livro Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, coord. M. José Vaz Pinto e M. Luísa Ribeiro Ferreira, Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.

O 2.º texto pode ser de escolha livre.

Aconselha-se dois textos curtos.

 

– Escolha de um tema que permita estabelecer uma comparação entre ambos.

Este tema será desejavelmente um (ou mais) conceitos, ou um problema, filo­sofi­ca­mente relevantes e sugeridos pelos textos.

 

 

 

Para aprofundar o tema e adquirir novos conhecimentos que o auxiliem na boa direcção da interpretação, dispõe de bibliografia especializada:

 

-- OBRAS INSTRUMENTAIS:

- Vocabulários e Dicionários de conceitos filosóficos.

- Enciclopédias de Filosofia.

- Histórias da Filosofia.

(Estas obras têm diferentes níveis de complexidade, sendo conveniente começar pelas mais simples e ir avançando para as mais elaboradas).

Recomendados para um trabalho de 1.º ano (todos existentes na Biblioteca da FLUL):

Logos. Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia, Lisboa, Editorial Verbo.

José Ferrater Mora, Dicionário De Filosofia, trad. port. Lisboa: Dom Quixote, 1978.

Nicola Abbagnano, Dicionário De Filosofia, São Paulo: Martins Fontes, 1998.

 

-- BIBLIOGRAFIA SECUNDÁRIA:

Estudos especificamente dedicados ao(s) tema(s) e ao(s) autor(es).

Ex: a Contextualização e o Comentário à Informação … de Kant ou à Carta de Epicuro.

Estudos cada vez mais especializados, consoante a exigência da investigação.

 

 

 

Preparação do 2.º Exercício

Estudo de conceitos e pesquisa de obras ins­­tru­­men­tais

Entrega: 14 de Novembro

 

Seleccione o conceito que irá servir de base ao seu trabalho final.

Com o auxílio de duas obras instrumentais de Filosofia (vocabulários, dicionários ou en­ci­­clopédias) existentes na Biblioteca da Faculdade, pesquise alguns significados marcantes des­se conceito.

Elabore uma pequena síntese da pesquisa (2 pp.)

Indique a referência bibliográfica completa das obras consultadas.

 


A filosofia e as suas questões, com Ludwig Wittgenstein

26 Outubro 2016, 14:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº5 (26/ 10/ 16)

A filosofia e as suas questões. Questionando a dúvida e a certeza, com um texto de uso lectivo: Ludwig WITTGENSTEIN, Da Certeza, §§61-65, 121-131, 140-144, 220-225, 291-299, Edição bilingue, trad. Maria Elisa Costa, rev. António Fidalgo, Lisboa, Edições 70, 1990, pp.31, 47-49, 53, 69-71, 87. Apresentação por Joaquim Silva.

Sessão de informação e formação inicial para utilização dos recursos digitais da FLUL, pela Drª. Isabel Rebolho.