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TEMAS E TÉCNICAS DA FILOSOFIA / O ESTUDO DA FILOSOFIA
19 Setembro 2016, 11:00 • Adriana Veríssimo Serrão
TEMAS E TÉCNICAS DA FILOSOFIA / O ESTUDO DA FILOSOFIA
ADRIANA VERÍSSIMO SERRÃO
adrianaserrao@letras.ulisboa.pt
A unidade curricular de TEMAS E TÉCNICAS DA FILOSOFIA, obrigatória para alunos do 1.º ano, visa dois objectivos complementares: 1) constituir uma introdução à filosofia através da compreensão dos seus problemas, métodos de pensamento e estilos de escrita; 2) fornecer o conhecimento e a prática dos instrumentos e técnicas de investigação conducentes à elaboração de trabalhos científicos.
Confrontados com o amplo campo temático da filosofia e com a pluralidade de respostas possíveis a um mesmo problema, os alunos poderão ampliar o seu campo de conhecimentos, bem como desenvolver o espírito crítico e a capacidade argumentativa. Especial atenção será dada ao exercício de leitura aprofundada, incentivando a análise de textos e o rigor da expressão escrita e oral.
Procura-se ainda que cada aluno saiba percorrer as diversas fases da investigação e esteja apto a elaborar, no final do semestre, um ensaio filosófico com requisitos técnicos e científicos.
Conteúdos programáticos
I. A filosofia e as filosofias. 1. Perenidade ou historicidade da filosofia. 2. A filosofia e a diversidade das filosofias. 3. O estilo de um filósofo: a especificidade do modo de pensamento e da linguagem. 4. Expressões do filosofar: o ensaio, o sistema, o aforismo.
II. Compreender um texto filosófico. 1. A leitura como experiência e como exercício. 2. O acto de traduzir como via de acesso às ideias do autor. 3. A explicação na imanência do texto. 4. O comentário como restituição de sentido. 5. A interpretação como integração e explicitação. 6. Níveis de contextualização de um texto.
III. Metodologia do trabalho em filosofia. 1. A investigação e os instrumentos de pesquisa. 2. O estudo dirigido. 3. A concepção de um trabalho. 4. A redacção e as exigências da escrita. 5. Funções e critérios da citação. 6. Funções e critérios da bibliografia. 7. Escrever filosofia em português.
No ponto I. A filosofia e as filosofias são tratadas questões relativas: à essência da filosofia, tais como: a unidade e pluralidade dos problemas; o carácter perene ou histórico dos temas filosóficos; a singularidade de uma doutrina: modo pessoal de problematizar e estilo filosófico individual; a diversidade da linguagem e dos modos filosóficos de comunicação.
No ponto II. Compreender um texto filosófico são exemplificados procedimentos de análise textual e princípios hermenêuticos, tais como: métodos de leitura; exercícios de tradução; a distinção entre explicar, compreender e interpretar.
No ponto III. Metodologia do trabalho em filosofia são ensinadas técnicas de investigação ajustadas a um nível inicial e dirigidas para a elaboração de diversos tipos de trabalho académico: comentários, fichas de leitura e ensaios críticos. Particular atenção é dada à articulação entre pensamento e linguagem, fomentando o rigor da expressão em língua portuguesa.
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
As aulas serão de carácter teórico-prático. A vertente teórica incide na leitura, comentário e interpretação de textos seleccionados sobre a essência da filosofia e noções de teoria do texto, teoria da interpretação e hermenêutica filosófica.
A vertente prática consiste na realização de múltiplos exercícios de carácter metodológico: a) a nível do texto: análise conceptual e análise estrutural; b) a nível do ensaio: definição do tema, elaboração do projecto e da estrutura, organização da bibliografia.
A classificação final é ponderada a partir das classificações obtidas nos elementos obrigatórios:
1) Realização dos exercícios práticos, incluindo a apresentação oral do projecto de trabalho final sobre textos de uso lectivo e um exercício de arguição de uma apresentação.
2) Um trabalho escrito individual (7pp.), previamente orientado, sobre o tema e os textos seleccionados.
Na classificação final serão tidos em conta o acompanhamento da matéria e a participação activa nas aulas.
Bibliografia essencial:
Os textos de trabalho serão seleccionados das seguintes Antologias disponíveis em língua portuguesa:
Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, coord. M. José Vaz Pinto e M. Luísa Ribeiro Ferreira, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.
Ensinar e Aprender Filosofia num mundo em Rede, coord. M. Luísa Ribeiro Ferreira, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.
A bibliografia de apoio consta de diversas obras introdutórias relativas à metodologia do trabalho científicos, entre as quais:
Júlio Fragata, Noções de Metodologia para a Elaboração de um Trabalho Científico, Porto, Livraria Tavares Martins, 1973
José H. Silveira de Brito, Introdução à Metodologia do Trabalho Científico, Braga, Universidade Católica de Braga, 2001.
Umberto Eco, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Lisboa, Editorial Presença.
19 SETEMBRO |
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26 SETEMBRO |
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3 OUTUBRO |
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10 OUTUBRO |
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17 OUTUBRO |
Exercício: Explicação e comentário de texto |
24 OUTUBRO |
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31 OUTUBRO |
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7 NOVEMBRO |
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14 NOVEMBRO |
Exercício: Estudo de conceitos e pesquisa de obras instrumentais |
21 NOVEMBRO |
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28 NOVEMBRO |
Apresentação de textos e do projecto de trabalho |
5 DEZEMBRO |
Apresentação de textos e do projecto de trabalho |
12 DEZEMBRO |
Apresentação de textos e do projecto de trabalho |
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Férias de Natal |
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6 de JANEIRO |
Entrega do trabalho final, juntamente com todos os exercícios realizados, incluindo outros, de livre iniciativa. |
Data a combinar |
Avaliação individual do trabalho na cadeira/ lançamento das notas |