Sumários

Por que é que existem várias artes e não apenas uma?

9 Outubro 2020, 18:30 Joana Matos Frias

Comentário detalhado do texto de Jean-Luc Nancy «Why are there several arts and not just one?», previamente facultado aos estudantes (capítulo de abertura da obra Les Muses, trad, inglesa The Muses): historicidade e variedade das Musas (com especial chamada de atenção para conceitos actuais como os de Museu e Música); os problemas epistemológicos e críticos colocados pelas várias tentativas de hierarquização dos vários domínios artísticos, bem como das definições essencialistas da Arte; a importância decisiva da Estética na reflexão articulada sobre as artes; as artes, os sentidos, e a proposta do sexto sentido como um «super-sentido» próprio da relação estética; diferenças imediatas entre «sonoro» e «musical», «visual» e «pictural»; dificuldades de articulação da arte verbal com um domínio sensorial específico.


Historicidade das concepções de “arte”

7 Outubro 2020, 15:30 Margarida Madureira

Historicidade das concepções de “arte”: Antiguidade Clássica, Idade Média. A redescoberta da Antiguidade e o princípio da reflexão sobre a arte. O paradigma estético do século XVIII e a compartimentação das artes.


Historicidade das concepções de “arte”

7 Outubro 2020, 14:00 Margarida Madureira

Historicidade das concepções de “arte”: Antiguidade Clássica, Idade Média. A redescoberta da Antiguidade e o princípio da reflexão sobre a arte. O paradigma estético do século XVIII e a compartimentação das artes.


Apresentação

2 Outubro 2020, 18:30 Joana Matos Frias

Apresentação da disciplina e indicações gerais aos estudantes.

Informações sobre o funcionamento misto das aulas (presenciais e virtuais), sobre o método de avaliação ( dois testes obrigatórios, presenciais, nas datas de 9 de Novembro e 14 de Dezembro) e sobre o horário de Atendimento (quarta-feira, 10.30h-12.30h, por Zoom).

Comentário detalhado do Programa e da Bibliografia:  breve enunciação dos problemas colocados pelos Estudos Interartes; observações gerais sobre os principais núcleos tópico-temáticos do Programa.


Apresentação da disciplina

30 Setembro 2020, 15:30 Margarida Madureira

Apresentação do programa e da bibliografia. Objectivos da disciplina e métodos de trabalho.
Calendário do trabalho lectivo.
A avaliação consiste na média ponderada dos seguintes elementos:
1.    Dois exercícios escritos (45% cada), a realizar nos dias:
a.    1º exercício: 4 de Novembro
b.    2º exercício: 9 de Dezembro
A 2ª chamada de ambos os exercícios terá lugar no dia 16 de Dezembro
2.    Acompanhamento das actividades lectivas, incluindo a assiduidade, a participação em aula, a elaboração de trabalhos facultativos, a pontualidade e a regularidade na entrega dos elementos de avaliação solicitados (10%).