Sumários

A adaptação cinematográfica: análise comparativa de Guy de Maupassant e Max Ophuls, “A Casa Tellier”

25 Novembro 2020, 14:00 Margarida Madureira

A adaptação cinematográfica: análise comparativa de Guy de Maupassant e Max Ophuls, “A Casa Tellier”. A “descrição” cinematográfica: análise da sequência inicial.
Corpus de Análise

  • Maupassant, Guy (1881). “A casa Tellier”, in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.
  • Ophuls, Max (1952). Le Plaisir (DVD). Leopardo Filmes, 2018.


Avaliação e Transmedialidade

23 Novembro 2020, 18:30 Joana Matos Frias

Entrega dos testes de avaliação realizados e comunicação das classificações obtidas.

Esclarecimento de dúvidas relativas à correcção e considerações gerais sobre os principais aspectos a melhorar para o segundo momento de avaliação.

Reflexão geral sobre a eficácia do conceito operatório de transmedialidade: a rentabilidade dos conceitos «nómadas» na abordagem de fenómenos interartísticos, com destaque para exercícios como o retrato/ auto-retrato (pictórico, fotográfico, poético), para noções como a de ritmo (na música, na dança, na poesia), de imagem (na pintura, na fotografia, no cinema, na literatura), de personagem (no teatro, no cinema, no texto narrativo), para as categorias estéticas ou retóricas.


Avaliação e Transmedialidade

23 Novembro 2020, 17:00 Joana Matos Frias

Entrega dos testes de avaliação realizados e comunicação das classificações obtidas.

Esclarecimento de dúvidas relativas à correcção e considerações gerais sobre os principais aspectos a melhorar para o segundo momento de avaliação.

Reflexão geral sobre a eficácia do conceito operatório de transmedialidade: a rentabilidade dos conceitos «nómadas» na abordagem de fenómenos interartísticos, com destaque para exercícios como o retrato/ auto-retrato (pictórico, fotográfico, poético), para noções como a de ritmo (na música, na dança, na poesia), de imagem (na pintura, na fotografia, no cinema, na literatura), de personagem (no teatro, no cinema, no texto narrativo), para as categorias estéticas ou retóricas.


Da pintura à literatura: poder-se-á falar de impressionismo literário?

23 Novembro 2020, 11:00 Margarida Madureira

O Impressionismo e o privilégio do exterior. Da pintura à literatura: poder-se-á falar de impressionismo literário?
Corpus de Análise

  • Maupassant, Guy (1881). “A casa Tellier”, in Contos escolhidos (Pedro Tamen, trad.). Alfragide: Dom Quixote, 2011, pp.13-42.
  • Monet, Claude (1873). “As Papoilas en Argenteuil”
  • Monet, Claude (1875). “Verão: campo de papoilas”
  • Renoir, Auguste (1876-1877). “Caminho a subor entre ervas altas”
Bibliografia Complementar
  • Martins, Maria de Lourdes Câncio (1996). “Maupassant, la peinture et l'écriture”, Ariane, 14-15, pp.173-188.
  • Vouilloux, Bernard (2012). “L’impressionnisme littéraire, un mythe fécond”, in G. Gengembre, Fl. Naugrette e Y. Leclerc (eds.), Impressionisme et littérature. Mont Saint-Aigan: Presses universitaires de Rouen et du Havre, 2012, pp.17-26.


Mimesis e ekphrasis

20 Novembro 2020, 18:30 Joana Matos Frias

(por impedimentos técnicos imprevistos, a aula aconteceu de facto a 08 de Dezembro, em data e horário de substituição previamente acordados com os estudantes)


Leitura e comentário de textos ecfrásticos de Homero (excerto do canto XVIII da Iliíada), de Bernardo Soares, de Jorge de Sena ( Metamorfoses) e de William Carlos Williams ( Pictures from Breughel), com vista a uma evidenciação dos problemas históricos e teóricos colocados pelo conceito de ekphrasis: do princípio descritivo à «representação verbal de uma representação visual», com referências às sistematizações de James Heffernan e W. J. T. Mitchell. 
Breve alusão ao estudo de Lessing Laocconte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia.