Sumários
A Ekphrasis: um conceito problemático
21 Outubro 2020, 14:00 • Margarida Madureira
A Ekphrasis: um conceito problemático. Estudo de caso: Jorge de Sena,
Metamorfoses (1963).
Corpus de Análise
- Goya, Francisco de (1914). “El Tres de Mayo de 1808”
- Sena, Jorge de (1963). Metamorfoses. Lisboa: Moraes.
- Van Gogh, Vincent (1882). "A Cadeira de Van Gogh"
- Medina, Susana Passos (2010). “Ecphrasis ou Ekphrasis”, in Carlos Ceia (ed.), E-Dicionário de Termos Literários. FCSH-UNL. URL: https://edtl.fcsh.unl.pt/?s=ecphrasis (consultado no dia 05/09/2019).
- Clüver, Claus, «Ekphrasis Reconsidered: On Verbal Representations of Non-verbal Texts», in U.-B. Lagettoth, H. Lund e E. Hedling (eds.), Interart Poetics: Essays in the Interrelations of the Arts and Media, Amsterdam-Atlanta, Rodopi, 1997, pp.19-33
- Heffernan, James A. W., Museum of Words: The Poetics of Ekphrasis from Homer to Ashbery. Chicago, Chicago University Press, 1993.
Estudos Interartes: conceitos, termos, objectivos
19 Outubro 2020, 18:30 • Joana Matos Frias
Comentário detalhado de três ensaios de Claus Clüver acerca da constituição dos campos dos Estudos Interartes e de Intermedialidade:
Estudos Interartes: conceitos, termos, objectivos
19 Outubro 2020, 17:00 • Joana Matos Frias
Comentário detalhado de três ensaios de Claus Clüver acerca da constituição dos campos dos Estudos Interartes e de Intermedialidade:
O texto intermedia: análise de alguns exemplos
19 Outubro 2020, 11:00 • Margarida Madureira
Continuação do sumário da aula anterior. O texto intermedia: análise de alguns exemplos. O ἹΧΘΎΣ cristão. A poesia visual: Guillaume Apollinaire, “Reconnais-toi” (Calligramme, 1915). A poesia concreta: Augusto de Campos, “Greve” (1962) e “Sol de Maiakóvski” ((1982-1993).
A historicidade dos Estudos Interartes: momentos fulcrais
16 Outubro 2020, 18:30 • Joana Matos Frias
Sistematização das preocupações interartísticas patentes na história das ideias ocidentais, com destaque para os seguintes momentos: Platão, Aristóteles, e a paridade da poesia e da pintura enquanto «artes miméticas» ou «artes de fazer imagens»; do ut pictura poesis horaciano (sentido original vs. sentido deturpado) ao paragone renascentista; o estabelecimento disciplinar da Estética, a transversalidade das categorias estéticas e a importância de uma teoria articulada das artes (com especial referência às lições de Hegel); a Semiótica, o conceito de signo e a diversidade dos sistemas de significação; da Literatura Comparada à Estética Comparada: idiomas, artes e (in)traduzibilidade.