Sumários

O Fantástico no conto de Hélia Correia, "A compaixão".

17 Maio 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

 Leitura de passagens do conto particularmente relevantes para a identificação da ambiguidade característica do fantástico. Elementos da ordem da metamorforse. O discurso fantástico e a indistinção dos planos e das oposições (espaço-tempo, espiritual-material, etc.) A figura de "Flor" e a sua caracterização ao longo do conto até à sua identificação, no final, com a manifestação do sobrenatural.  A personagem do médico, Filipe,  como contraponto da versão fantasmagórica que acaba por prevalecer. Tentativa de explicação (interpretação) do título do conto "A Compaixão".


Não houve aula porque a faculdade esteve fechada.

12 Maio 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins



"A Compaixão" ,  Hélia Correia

10 Maio 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Elementos para a caracterização do discurso fantástico. O fantástico e o Maravilhoso (Todorov, 1977 ).  Aspectos da estrutura do conto de Hélia Correia, entre uma primeira parte cuja acção decorre num registo do quotidiano eventualmente transfigurado por circunstâncias que podem ser explicadas (a doença, a alucinação o sonho) e o final da segunda parte onde se entra claramente no registo do fantástico. Influências da literatura romântica, em particular gótica, pelo recurso a elementos do seu imaginário: o fantasma, o vampiro, os seres do outro mundo. A paisagem descrita num registo realista e a sobreposição, nessa descrição, de um lado anímico e sobrenatural que a desfigura. Os temas da doença e do corpo e do discurso médico que apenas parcialmente se lhes adequa.


O discurso fantástico em Hélia Correia

5 Maio 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Observações genéricas sobre a obra de Hélia Correia e sobre o conto "A Compaixão". Elementos para a compreensão do discurso fantástico. Referência breve ao conto de Maupassant "Le Horla" e visionamento (parcial) do filme homónimo de Jean-Daniel Pollet. Elementos para a compreensão da teoria freudiana da "inquietante estranheza"  ("unheimlich") e a sua aplicação à leitura de textos literários.


Caim, de José Saramago

3 Maio 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Conclusão do estudo de Caim, de José Saramago. A influência do romantismo, em particular do poema dramático de Byron, Cain: a Mistery, na construção da personagem como herói negativo. A mistura de géneros no texto saramaguiano: a tragédia, a comédia, o burlesco, o pastoril, etc. Conversa com os alunos sobre os trabalhos em curso.