Sumários

Caim, de José Saramago.

28 Abril 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Conversa com os alunos sobre os trabalhos em curso.
O(s) discurso(s) do(s) outro(s) em  Caim: uma particular utilização da "persiflage" romanesca de textos bíblicos, mas também científicos, filosóficos, ´literários, etc.
O corpo humano físico e hipostasiado: o corpo erótico, reprodutivo e a descrição dos seus estados de acordo com uma lógica que se encontra, por exemplo, em Rabelais e provavelmente com uma idêntica finalidade.


Caim . de José Saramago

26 Abril 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Bakthin e o romance como género: o riso e o plurilinguismo na origem do romance: uma teoria da "persiflage". Caim na linhagem dos discursos entre os géneros "directos" e canónicos que, do "romance grego" da antiguidade (por ex. Petrónio) às formas de pilhagem dos discursos sacros e litúrgicos ao longo da Idade Média se encontram na origem do romance como género.
O estilo de José Saramago em Caim: o discurso do narrador no seu diálogo implícito e explícito com os narratários. A coloquialidade e a paródia de todo o tipo de discursos.
Aspectos do tratamento do tempo e do espaço: o jogo dos "presentes alternativos". A diferença estabelecida por José Saramago (Entrevista a Carlos Reis, Caminho, 1979) entre o que é o Passado e o que é o "Tempo". Em Caim escreve-se sobre o passado como se ele fosse presente e vice-versa. Mito e Ciência em Caim.


Caim, de José Saramago

21 Abril 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

A Biblia e a diversidade de registos que nela se encontram: o Mito, a Lenda, a História.A escrita da Biblia e os eventos narrados no Pentateuco, em particular os do Genesis e do Êxodo, retomados e transformados em Caim. Freud sobre Moisés no seu livro Moisés e o Monotéismo. Outras fontes, não Bíblicas, de José Saramago usadas na construção d personagem de Caim. Saramago e a memória do primeiro neo-realismo: o episdódio da "pisa do barro" em Caim e em Glória - Uma Aldeia do Ribatejo, de Alves Redol.


Caim , de José Saramago

12 Abril 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Caim no conjunto das obras de José Saramago. Os mitos do antigo testamento e o modo como Saramago os convoca na narrativa. Outras fontes, em particular gnósticas, na construção da personagem.  Sobre a personagem de Caim na literatura, de Lord Byron a Herman Hesse e a Borges. Caim, personagem que encarna uma forma de heroísmo no seu confronto com o Yahvé Discussão sobre se existe como pretendem alguns críticos (Martins, 2014, Teixeira, 2011) uma espiritualidade em Saramago ou se em Caim se trata, como pretende Eduardo Lourenço de um "western ateu" apropriado ao desconstrutor de mitos que é Saramago (Lourenço, 2010).


Exercício escrito

5 Abril 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Exercício escrito