Sumários

Revisões

31 Março 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Revisões da matéria dada e esclarecimentos sobre o teste e o modo de o realizar.


Mau Tempo no Canal

29 Março 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Sobre o autor como o centro do romance e a impossibilidade de o localizar. Sobre a estilistica do romance (M, Bakhtine) : o romance definido como um género à parte no sistema dos géneros em virtude do dialogismo. A linguagem como meio e objecto de representação.

Conclusão da leitura de Mau Tempo no Canal: leitura e comentário do "Epílogo" . As referências da História Literária e da História de Portugal nele contidos.


Dialogismo e aspectos simbólicos em Mau Tempo no Canal

24 Março 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Aspectos do dialogismo em Mau Tempo no Canal. Os mortos e os vivos no romance.  Proposta de leitura retórica do romance: a situação de Margarida entre o desejo de mudança e o confinamento na condição feminina de uma geração anterior representada no romance pelos antepassados, os mortos e os espectros: a construção de uma figura e a sua desconstrução. Leitura do episódio do casamento dos morgados Constantino Barreto e D. Petronilha Acompanhado  e do romance "Xácara dos Mortos Vivos" publicado no Arquivo dos Açores. 
A importância, no conjunto, dos episódios centrados nas personagens dos baleeiros.


Mau Tempo no Canal

22 Março 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Leitura de um texto de Mikail Bakhtine sobre o discurso do romance: o plurilinguismo. Leitura de passagens do romance de Nemésio que ilustram esta teoria: unidades linguisticas e composicionais diversas (o discurso do narrador, a fala individualizada das personagens, formas de "já dito" ou "narração directa" , o detalhe científico, etnográfico, filosófico, moral, etc,). A diversidade das linguagens e dos "falares" (dos baleiros, dos camponeses, dos vários ofícios, das várias classes representadas no romance) .


Mau Tempo no Canal

17 Março 2017, 10:00 Patrícia Soares Martins

Sobre as noções de plurivocalidade e dialogismo (M. Bakhtine) e a sua utilidade para o estudo do romance e do romance de Vitorino Nemésio em particular. Representações do "povo" em Mau Tempo no Canal.