Sumários

O conceito de "cânone literario"

29 Setembro 2022, 09:30 Santiago Perez Isasi


Sessão dedicada à discussão do conceito de cânone literário, a partir de dois textos retirados do volume O cânone: o texto "Cânone 1", de António Feijó, e o texto "O cânone português e as mulheres", de Anna Klobucka. A partir destes dois textos surgiu um debate no qual se discutiu o próprio conceito de cânone; a sua pertinência na actualidade; os critérios com os quais é definido ou selecionado (estéticos e/ou políticos) e algumas das omissões que provoca, por exemplo o "duplo silenciamento" das escritoras nos cânones literários nacionais.

What is Literature (and does it really matter)? (II)

27 Setembro 2022, 17:00 Joana Matos Frias


Conversation with students related to:

1. Their favorite writers/ books and the reasons for their choices;
2. Their attempts to answer the question "What is Literature?".

Literature as an art, literature as a practice, literature and writing, literature and words, literature and time.
A brief comment on some specific fields of the study of literature such as Poetics, Criticism and Literary History: conceptual concerns, interpretative concerns, historical concerns. 

O autor como um inspirado

27 Setembro 2022, 14:00 Rita Patrício


Leitura e comentário de passagens de Íon, de Platão: a inspiração platónica e as suas consequências para o conceito de autor.

Literary scholarship in the 20th century

26 Setembro 2022, 17:00 Ângela Fernandes


The volume Theory of Literature, by R. Wellek and A. Warren (1948): the main “definitions and distinctions” in the Study of Literature, the importance of the “preliminary operations” of textual criticism, and the main lines of both the “extrinsic approach” and the “intrinsic” study of literature. The claim for the conception of literary scholarship as a “super-personal tradition” and a solid body of knowledge.

Algumas visões da literatura no século XX

26 Setembro 2022, 09:30 Santiago Perez Isasi


Na sequência das sessões anteriores, em que se fez um (fugaz) percurso pela evolução do conceito de literatura, a começar pela Poética de Aristóteles, e continuando com o texto de F. Schlegel, na sessão de hoje foram apresentadas algumas das múltiplas aproximações à poesia que existiram no século XX: a tentativa de definição "científica" da literatura com o surgimento da Teoria da Literatura; a corrente da literatura comprometida ou "engajada", ou a visão do poeta como um demiurgo, não imitador mas criador. Para colocar isto em prática, foram analisados alguns poemas meta-poéticos de autores como Mário Dionísio, Gabriel Aresti, Nuno Júdice o Wisława Szymborska, para identificar qual a visão da literatura que eles transmitem.