Sumários

O sistema literário: o autor

14 Novembro 2022, 09:30 Santiago Perez Isasi


A primeira parte da sessão esteve dedicada a partilhar e rever o comentário do relato "Tentação" de Clarice Lispector, iniciado na aula anterior. Foram estudados elementos do texto como o narrador, o espaço e o tempo narrativos, os recursos estilísticos ou as personagens do relato.

Na segunda parte da sessão, foi apresentado o primeiro dos elementos do "sistema literário" que serão analisados no terceiro bloco teórico da disciplina: o autor. Foi assim problematizado o conceito de "autor", enfatizando a distinção entre autor real/empírico, autor textual/implicado/modelo, e narrador(es). Foi particularmente frisada a necessidade de ser extremamente cautelosos quando se fazem extrapolações das opiniões de uma determinada personagem ou do narrador, ou até do autor textual, para o autor real, mesmo em aqueles géneros (autobiografia, autoficção) em que parece existir uma identificação entre todos estes níveis.

Muses, mimesis

11 Novembro 2022, 17:00 Joana Matos Frias


Poetical inspiration and artistic imitation according to Plato; Aristotle's urge to provide a thorough reflection on poetry itself, and the main points of his response to the platonic prejudices. 

A tradição como condição da poesia II

11 Novembro 2022, 14:00 Rita Patrício


Leitura e discussão de "A tradição e o talento individual", de T.S. Eliot: o passado como reescrita do presente.

Verse and intertextuality

10 Novembro 2022, 17:00 Ângela Fernandes


Group discussion: correction of the first written exam.

The topic of eye contact and love as a poetic motive, from Luís de Camões to Tim Burton: reading and commenting on several lyric compositions.

Formal and thematic intertextuality in the poem “Voltas a Sá de Miranda”, by Vasco Graça Moura, and the questioning of received notions of what it means to be “poetic” or to express a “self” in poetry.

Comentário de textos narrativos: sessão prática

10 Novembro 2022, 09:30 Santiago Perez Isasi


A sessão esteve dedicada à análise do relato "Tentação" de Clarice Lispector, modelo de comentário para o segundo trabalho prático da disciplina. Enquanto os estudantes preparavam o comentário, foi também fornecido o feedback individual relativo ao primeiro teste da disciplina