Sumários

Experiências performativas face-a-face

24 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Apresentação de exemplos de trabalhos práticos do ano transacto: discussão em torno das expectativas, planeamento e concretização das performances individuais (a serem realizadas entre 7-19 de Dezembro). Exercício a pares "Converso sobre...": diálogo com transeuntes da faculdade sobre um determinado assunto. Discussão sobre os resultados do exercício: escolha das temáticas de abordagem; importância do espaço ocupado (lugares de transição) e momento de apresentação; atitude performativa (motivações e idiossincrasias pessoais); performance individual versus performance colectiva.


A Performance Portuguesa dos anos 60 e 70. Performance e cultura popular: os anos 80

22 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução à performance portuguesa dos anos 60 e 70: primeiros eventos, tendências experimentais, circuitos de acolhimento e de programação, protagonistas principais e exemplos da prática. A popularização da performance nos anos 80: retorno aos circuitos de programação e comercialização artística, atitude esteticamente mais descomprometida e mais despolitizada, integração da performance nos géneros performativos de origem (teatro, dança, música) e sua influência na revitalização dos mesmos (tornando as fronteiras de género tendencialmente indistintas), surgimento de uma "nova performance" mais sofisiticada e profissionalizada, maior atenção à imagem promocional do artista. Exemplos da prática: Jan Fabre, Bill T. Jones & Arnie Zane, Pina Bausch, Marina Abramovic, Rachel Rosenthal. 


A autobiografia como material performativo

17 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício individual de construção de uma performance de "Apresentação ao mundo", tomando como ponto de partida criativo objectos pessoais. Discussão colectiva em torno das performances apresentadas: dispositivos e linguagens utilizadas; relação com o espaço; formas de agenciamento da experiência performativa e perspectivas de recepção estética, política e/ou cultural; o questionamento do Eu (performer) como forma de questionamento do Outro (espectador participante). Marcação do segundo teste: 6 Dezembro.


A expansão da performance enquanto forma privilegiada de questionamento social e político: anos 70 (continuação)

15 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

O performer enquanto sujeito de enunciação: registo autobiográfico na prática transdisciplinar de Laurie Anderson. As questões de género e os estilos de vida na performance dos anos 70: exemplos da prática. A influência da performance no teatro: o Teatro Imagem de Robert Wilson e o Ontological-Hysteric Theatre de Richard Foreman. Visualização de vídeos e auscultação de recursos áudio e discussão posterior. Breve introdução à performance portuguesa dos anos 60: contexto histórico-cultural.


Consciência do corpo e da corporalidade: corpo privado e corpo público

10 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício corporal em movimento lento associado a uma tarefa quotidiana: sensação de equilíbrio, relação com outras forças (gravidade, som, obstáculos físicos), heterogeneidades corporais, relações possíveis entre o movimento do corpo e o movimento do pensamento. Discussão sobre a experiência. Performance pública colectiva no átrio da entrada da faculdade - "Marcha ao ralenti".