Sumários

A consolidação da performance como forma de problematização artística e da vida quotidiana: período pós-guerra nos E.U.A.

18 Outubro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A influência da performance na dança: trabalho pioneiro do Dancer's Workshop Company, de Anna Halprin. O cunho libertário do movimento Fluxus e o seu posicionamento "anti-arte": a importância de Yoko Ono e exemplos da sua prática (visualização de Cut Pieces, 1964). A origem do Judson Dance Theater, sua atitude de "negação" da dança e repercussão no mundo da performance: protagonistas principais e exemplos da prática (visualização de Site, de Robert Morris, 1965). 


Noção de "ready-made" no contexto da performance

13 Outubro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Escuta de "How to make a Happening", de Allan Kaprow. Breve introdução sobre o conceito de ready-made, e apresentação de exemplos no contexto da performance. Exercício (a pares) de procura, construção e apresentação de um ready-made. Discussão em torno dos resultados.


Escolas de referência na construção de um conceito de performance

11 Outubro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Contexto histórico, missão, motivações artísticas e principais protagonistas da Bauhaus: a Teoria da Performance segundo Oskar Schlemmer e o Teatro Total de Walter Gropius e Moholy-Nagy. O Teatro Laboratório do Black Mountain College. Noções de acaso e indeterminação em John Cage e Merce Cunningham, e discussão em torno de algumas das suas performances. A proliferação da performance no período pós-guerra: exemplos variados da prática. Os happenings de Allan Kaprow.


Movimentos precursores da performance: dadaísmo e surrealismo

6 Outubro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Manifestações performativas no dadaísmo e surrealismo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas e políticas, exemplos da prática. Visualização de vídeos e discussão colectiva sobre o "Magic Bishop", de Hugo Ball (Cabaret Voltaire) e o Manifesto Dadaísta, de Tristan Tzara.


Movimentos precursores da performance: construtivismo russo

4 Outubro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício de apresentação de um manifesto pessoal. As manifestações performativas no construtivismo russo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas e políticas, exemplos da prática. Visualização de vídeos sobre o cine-comboio de Aleksandr Medvekin e "Danças mecânicas" de Nikolai Foregger e discussão posterior.