Sumários

A expansão da performance enquanto forma privilegiada de questionamento social e político: anos 70

8 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Enquadramento histórico-cultural e sua ligação aos elementos centrais de construção estética neste período. O corpo do performer como material e objecto artístico: limites de tolerância e risco corporais como forma de questionamento estético-ético (exemplos da prática de Chris Burden); a arte carnal (exemplos da prática e teoria de ORLAN); a escultura viva de Gilbert & George; exploração dos modos de relação do corpo com o espaço (exemplo do "Man walking down the side of a building" de Trisha Brown, 1970); a recuperação de práticas rituais (o Orgien Mysterien Theater de Herman Nitsch e "Meat Joy" de Carolee Schneeman, 1964). Visualização de vídeos e discussão posterior.


O objecto como factor de agenciamento performativo. A arte revolucionária de Joseph Beuys.

3 Novembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Conversa em torno de um trabalho prático realizado durante as semanas anteriores ("Exercício da pedra"): descrição dos percursos individuais, relações criadas com o objecto em causa, impressões deixadas no objecto (tangíveis e intangíveis), relação com os outros intervenientes, efeitos residuais do exercício. Reflexão sobre a diferença entre considerar um objecto exclusivamente a partir da sua função utilitária, e dar-lhe uma nova autonomia quotidiana. O trabalho de Joseph Beuys e sua ideia de arte revolucionária: o fazer artístico como forma de auto-determinação do sujeito na sociedade, noção de "escultura social", aproximação da cultura ao mundo da arte, a responsabilidade do espectador na experiência artística (subjectividade). Visualização de excerto de "I love America and America loves me" (1974) e discussão posterior.


1º Teste escrito

27 Outubro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

1º Teste escrito.


A consolidação da performance como forma de problematização artística e da vida quotidiana: período pós-guerra na Europa

25 Outubro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Algumas manifestações performativas fundamentais do período pós-guerra na Europa: o Teatro do Vazio de Yves Klein, a consideração do mundo como objecto de arte nos trabalhos de Piero Manzoni e o Teatro-happening de Tadeusz Kantor. Visualização das Antropometrias do Período Azul, de Yves Klein (1960) e posterior discussão. Balanço sobre as transformações fundamentais trazidas pelo pós-guerra sobre a forma de encarar a arte (Modernismo vs Pós-Modernismo). Esclarecimento de dúvidas sobre o teste.


Corpo objecto e corpo sujeito: duas formas de relação com o Outro

20 Outubro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício a pares ("guiar o cego") de confiança e entrega corporal, usando todo o Campus como lugar performativo e os transeuntes como participantes/espectadores do exercício: experiência de dessubjectivação do corpo. Discussão colectiva sobre o exercício.