Sumários

Movimentos precursores da performance: futurismo

29 Setembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A performance enquanto função artística: movimentos precursores. Manifestações performativas no futurismo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas e políticas, exemplos da prática, o futurismo em Portugal (os manifestos de Almada Negreiros). Visualização de vídeos e posterior discussão colectiva.


O lugar como factor de construção performativa

27 Setembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução ao modelo de acção das aulas práticas. O Campus universitário como lugar de experimentação e problematização. Exercício individual em torno de um percurso "construído" pelos alunos. Discussão colectiva sobre cada uma das experiências individuais: consciência performativa, dimensões possíveis de análise, consideração do público como elemento integrante da experiência performativa.


Performance do dia-a-dia

22 Setembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Noção alargada de performance no contexto da vida quotidiana. Abordagem de análise segundo Erving Goffman (1959, A apresentação do eu na vida de todos os dias). Exercício prático de identificação e análise de performances no contexto da vida académica e discussão posterior.


Apresentação da cadeira

20 Setembro 2017, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício orientado de apresentação individual e discussão em torno da sua relação possível com a noção de performance. Origem etimológica da palavra "performance" e seus usos em diferentes contextos linguísticos. Características gerais da performance artística e introdução geral às principais perspectivas de análise crítica. Apresentação das linhas programáticas da cadeira, modelo (teórico-prático) das aulas, regras de convivência, e método de avaliação - 2 testes escritos (40%); apresentação de uma performance (40%); assiduidade e participação (20%). Marcação da data do 1º teste (27 de Outubro 2017). Introdução à bibliografia de apoio.