Sumários

Heteronímia

24 Fevereiro 2016, 16:00 Patrícia Soares Martins

Sobre a possibilidade de enquadramento da heteronímia pessoana numa poética histórica: Pessoa, Rimbaud,Mallarmé,  Whitman, Browning, T.S.Eliot. Pessoa antes e depois de Caeiro. Leitura de "Abdicação" e de "Ela Canta Pobre Ceifeira".

Confirmação das datas da avaliação: Testes dias 20 de Abril e 14 de Junho.  Data de inscrição de trabalhos, dia 22 de Abril.



O poema VIII do Guardador de Rebanhos

22 Fevereiro 2016, 12:00 João Miguel Quaresma Mendes Dionísio

A desistência como forma de criação, segundo a carta sobre os heterónimos. A visão do catolicismo como meiguice na crítica de Fernando Pessoa a Romaria, de Vasco Reis. Início do estudo do poema VIII do Guardador de Rebanhos: a) a meiguice do Menino Jesus? b) a apropriação paródica do vocabulário religioso (revelação, rebanhos, ...) c) o Menino Jesus como mestre do mestre de Fernando Pessoa d) o acordo com pedras, árvores e flores.


Heteronímia

19 Fevereiro 2016, 16:00 Patrícia Soares Martins

A Heteronímia. Leitura da Carta a Casais Monteiro. Observações sobre o  carácter ficcional do "dia triunfal", de acordo com as observações de Ivo de Castro no seu livro  Editar Pessoa.

Possíveis explicações para o facto de naquela carta Pessoa designar Caeiro como o Mestre dos heterónimos.


Leitura de um dos grandes trechos do Livro do Desassossego, "Educação Sentimental" na perspectiva da heteronímia e de uma poética de autor.



Instrumentos para o estudo da obra de Fernando Pessoa. A carta sobre o nascimento dos heterónimos.

18 Fevereiro 2016, 12:00 João Miguel Quaresma Mendes Dionísio

Instrumentos para o estudo da obra de Fernando Pessoa. A carta sobre o nascimento dos heterónimos: criação de jacto e poesia sem necessidade de correcção, o testemunho do espólio. Cf. Ivo Castro, Editar Pessoa, Lisboa: INCM, 1990.

Cf. https://drive.google.com/a/campus.ul.pt/folderview?id=0By4BTiHBxvR2YXQ1RkQ0NXBoREU&usp=sharing.


Apresentação

17 Fevereiro 2016, 16:00 Patrícia Soares Martins

Conversa com os alunos sobre o programa, a bibliografia e demais materiais de apoio da cadeira. Agendamento dos testes e dos trabalhos.