Sumários

Pessoa Crítico

6 Abril 2016, 16:00 Patrícia Soares Martins

Aula dada pelo escritor e crítico António Carlos Cortez sobre a participação de Pessoa na revista Águia em 1912 com o ensaio "A Moderna Poesia Portuguesa Sociologicamente considerada" e de como essa sua entrada nas letras deu origem a uma tradição de poetas críticos ao longo do século XX (Casais Monteiro, Régio, Jorge de Sena, António Ramos Rosa, Gastão Cruz).


A revista Orpheu

4 Abril 2016, 12:00 João Miguel Quaresma Mendes Dionísio

A revista Orpheu no primeiro modernismo em Portugal: a noção de geração, o carácter internacional, o aspecto programático. A particularidade de uma proposta vinculada à novidade, mas munida de uma dimensão documental ("Opiário"). A posição liderante de Pessoa e a sua influência no grupo, a partir de ilustrações retiradas da poesia de Mário de Sá Carneiro, Armando Côrtes Rodrigues e Ângelo de Lima. Diálogo com Álvaro de Campos.


Manifestos

1 Abril 2016, 16:00 Patrícia Soares Martins

A "arte de fazer manifestos", carta de Marinetti a Boccioni ( 1913). O "Manifesto técnico da literatura futurista" de 1912: a imaginação sem fios e as palavras em liberdade. Dois manifestos da revista Portugal Futurista (1917): Ultimatum às Gerações Portuguesas do século XX , de Almada Negreiros e Ultimatum de Álvaro de Campos.

 


O que é um autor

31 Março 2016, 12:00 João Miguel Quaresma Mendes Dionísio

Sessão substituída pela participação no colóquio pessoano "O que é um autor", Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, org. Gustavo Rubim e Rita Patrício.


Mário de Sá-Carneiro e a Arte Moderna

30 Março 2016, 16:00 Patrícia Soares Martins

Mário de Sá Carneiro e o cubismo. "Manucure":  a representação cubista do espaço e a espacialidade de um Amadeu literariamente transposta.

Pessoa entre Orpheu, Portugal Futurista e Athena.  A participação de Almada em Orpheu . O "grupo Futurista de Lisboa": Alamada, Santa-Rita  e Mário de Sá-Carneiro.