Sumários

Grande literatura segundo Fernando Pessoa

28 Março 2016, 12:00 João Miguel Quaresma Mendes Dionísio

A história literária como ciclo, da literatura grega à nova poesia portuguesa.  Os elementos constitutivos da grande literatura. A escala de apreciação individual, do jornalismo ao génio.


Mário de Sá-Carneiro

18 Março 2016, 16:00 Patrícia Soares Martins

A caracterização do "dandy" e do "flâneur" em O Pintor da Vida Moderna, de Charles Baudelaire. Leitura de uma carta de Sá-Carneiro a Pessoa ( carta de 21 de Janeiro de 1913). Leitura de "Manucure".


Exercício escrito

17 Março 2016, 12:00 João Miguel Quaresma Mendes Dionísio

Exercício escrito


As primeiras vanguardas europeias. Mário de Sá-Carneiro.

16 Março 2016, 16:00 Patrícia Soares Martins

A paixão pelo simultâneo e pelo movimento nos primeiros movimentos de vanguarda. O Interseccionismo de Pessoa e de Mário de Sá-Carneiro como expressão verbal de uma realidade interseccionada em consonância com as ideias do futurismo, cubismo e orfismo. Os casos de Amadeo e de Santa-Rita. Leitura de passagens de manifestos de Boccioni e de Carra. O caso de Apollinaire e dos caligramas. Leitura do poema "Rodopio" de Mário de Sá-Carneiro (Dispersão) como um poema "cinético" e de desconstrução do "eu" tradicional.


O Livro do Desassossego

14 Março 2016, 12:00 João Miguel Quaresma Mendes Dionísio

Complemento à aula sobre Ricardo Reis por causa das diferentes versões da ode comentada. O Livro do Desassossego desde projecto público ocasional até à fama global. As três características distintivas do Livro segundo António Feijó. Verificação a partir de trechos publicados em vida. O uso político do Livro e a sua recontextualização como defesa inexpugnável do indivíduo. Apresentação do arquivo LdoD.  Revisões